28/10/2020

Fenômeno "Lua Azul" ocorre nesse sábado (31)

Por Lucas Rodrigues em 28/10/2020 às 12:48

O próximo sábado (31) contará com um evento único a cada 2 anos e meio: a lua azul. 

Ela não é exatamente azul, se trata da segunda lua cheia em um único mês, o que torna o evento císmico ainda mais especial, já que o normal é ter apenas uma lua cheia por mês.

Para que o evento ocorra, são necessárias duas coincidências: a primeira lua cheia precisa ocorrer no primeiro ou no segundo dia do mês, bem como o mês precisa ter 31 dias. A última vez que isso aconteceu foi em 31 de março de 2018.

Neste ano, a Lua Azul aparecerá no dia em que muitos países comemoram o Halloween. No México, o dia marca o começo do festival do Dia dos Mortos.

Origem e mitologia

A Nasa explica que o termo “Lua Azul” surgiu em 1940. A partir desse momento, o fenômeno inspirou livros, filmes e músicas como Blue Moon , composta em 1934 por Richard Rogers e Lorenz Hart, gravada por artistas como Elvis Presley, Frank Sinatra, Dean Martin, Billie Holliday e Billy Eckstine.

E embora o fenômeno desse sábado não seja exatamente azul, existem, luas dessa cor, mas elas só ganham essa aparência após uma erupção vulcânica. 

Em 1883, após o terremoto do vulcão Krakatoa, na Indonésia, as pessoas diziam que em quase todas as noites era possível ver luas azuis. Com a força da erupção, semelhante a uma bomba nuclear de 100 megatons, nuvens de cinzas subiram ao topo da atmosfera terrestre e suas partículas fizeram a lua parecer azul.

*Com informações da BBC Brasil

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.