Câmara de Santos aprova criação de faixas exclusivas para motos em avenidas principais

Por Santa Portal em 13/09/2025 às 07:00

Divulgação/Prefeitura de São Paulo
Divulgação/Prefeitura de São Paulo

A Câmara de Santos aprovou, na última terça-feira (9), o projeto de lei que determina a criação de faixas exclusivas para motocicletas nas principais avenidas da cidade. O texto agora segue para sanção do prefeito Rogério Santos (Republicanos).

De acordo com o PL nº 136/2023, as faixas exclusivas para motociclistas deverão ser identificadas por sinalização horizontal, conforme o Manual Brasileiro de Trânsito. As áreas serão destinadas ao tráfego de motocicletas, motonetas e ciclomotores entre veículos das faixas adjacentes, na forma definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O vereador Adriano Piemonte (União Brasil), autor do PL, sugere que a iniciativa seja implementada na Av. Francisco Glicério, Av. Ana Costa, Av. da Praia, Av. Nossa Senhora de Fátima, Av. Conselheiro Nébias, Av. Martins Fontes, Av. Afonso Pena e nas 4 Pistas. As sugestões seguirão para análise da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET).

“Mediante conversas com profissionais da área, eles sugeriram essas vias, nas quais sentem mais dificuldade em transitar, principalmente em horários de pico”, explicou o parlamentar em sua justificativa.

Piemonte justificou que o crescente aumento do número de veículos nas vias do Brasil representa um desafio para a mobilidade urbana, principalmente nas grandes cidades. Esse cenário popularizou o uso de motocicletas, motonetas e ciclomotores, que conseguem circular com mais agilidade nos corredores de veículos das faixas adjacentes.

“Apesar de não haver pesquisas específicas sobre os riscos de se transitar no corredor, é inegável que esse hábito tem proporcionado inúmeros acidentes, principalmente pela falta de regulamentação mínima para um melhor convívio entre motoristas de carros e motociclistas”, afirmou.

O vereador citou o Projeto Piloto da Faixa Azul para motocicletas na Avenida 23 de Maio, sentido Aeroporto, criado pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET), para exemplificar a relevância do tema, tanto em termos de saúde pública quanto de eficiência na mobilidade urbana.

A iniciativa consiste em uma sinalização de segurança para as motocicletas, localizada entre as faixas veiculares. O relatório do primeiro semestre de implementação apontou nenhuma morte envolvendo motos e registrou redução de 55,2% nos sinistros de trânsito e na lentidão do trecho.

Além disso, Piemonte mencionou o site A Voz do Motoboy, que indica aprovação de quase 100% dos motociclistas, que consideram a faixa exclusiva uma grande conquista para os profissionais da área.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.