25/01/2025

Exposição na Casa das Culturas mostra Santos na visão de autores da terra e de estrangeiros

Por Santa Portal em 25/01/2025 às 13:00

Marcelo Martins/Arquivo Prefeitura de Santos
Marcelo Martins/Arquivo Prefeitura de Santos

É muito natural para um santista amar e falar das coisas da Cidade. Surpresa é quando ela é cantada e contada por gente de longe. É isso o que traz a exposição Santos dos outros, Santos daqui: entre mares e versos, inaugurada na Casa das Culturas (Rua Sete de Setembro, 49, Vila Nova) nesta sexta-feira (24), e que pode ser conferida neste final de semana, inclusive no domingo (26), aniversário da Cidade.

Produzida pela Fundação Arquivo e Memória de Santos, a mostra traz uma breve coletânea de poesia e prosa em que a Cidade é protagonista na visão de santistas de nascimento ou de coração: Pagu, Charlie Brown Jr,

Martins Fontes, Ribeiro Couto e Cassiano Nunes; de estrangeiros, como o chileno Pablo Neruda e a norte-americana Elizabeth Bishop, além de brasileiros de outros estados, como Jorge Amado ou Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

Entre os versos, há músicas bem conhecidas: As Curvas da Estrada de Santos, de Roberto e Erasmo: “Eu prefiro as curvas da estrada de Santos onde eu tento esquecer…” e Zóio de Lula, da banda Charlie Brown Jr. “Meu escritório é na praia, eu tô sempre na área mas eu não sou da tua laia não”.

“Essa mostra é uma forma de festejar o aniversário da Cidade, contemplando a visão de autores de várias épocas sobre Santos. Temos Pablo Neruda e Manuel Bandeira e tantos outros, como a banda Charlie Brown Jr”, destacou o presidente da Fundação, Luiz Dias Guimarães, que leu o poema Canto à Minha Terra, de autoria própria em homenagem a Santos.

O curador da Casa das Culturas, Flávio Viegas Amoreira, recitou o poema Santos Revisitado, do chileno Pablo Neruda, que foi Prêmio Nobel de Literatura em 1971 e esteve quatro vezes em Santos.

A coletânea de textos é acompanhada de imagens de vários pontos da Cidade de épocas distintas que fazem parte do acervo iconográfico da Fundação e da Prefeitura de Santos.

A mostra fica em cartaz de quarta a domingo, das 14h às 18h. A entrada é gratuita.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.