16/08/2016

Ex-presidente da Fifa, João Havelange, morre aos 100 anos no Rio de Janeiro

Por #Santaportal em 16/08/2016 às 09:18

LUTO – O ex-presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e ex-atleta olímpico, João Havelange, morreu aos 100 anos, na manhã desta terça-feira (16), no Rio de Janeiro.

Uma das figuras mais importantes da história do esporte mundial, Havelange estava com a saúde debilitada,e encontrava-se internado desde julho por causa de uma pneumonia.

História
Filho do belga Faustin Havelange, um comerciante de armas radicado no Brasil, Havelange nasceu no Rio de Janeiro e foi batizado com o nome de Jean-Marie Faustin Goedefroid de Havelange.

Dedicou-se a natação e ao de polo aquático na juventude. Como nadador, participou da Olimpíada de Berlim, em 1936, e jogou polo aquático nos Jogos de Helsinque, em 1952 — chegando a ser medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1955.

Porém ele se destacou mesmo como dirigente esportivo: primeiro na Confederação Brasileira de Desportos (CBD), depois no Comitê Olímpico Internacional (COI) e por último na Fifa, que presidiu por mais de duas décadas.

Em 1998, Havelange foi eleito Presidente de Honra da FIFA, sendo também torcedor e presidente de honra do Fluminense.

Nos últimos anos de vida, teve sua imagem arranhada devido escândalo de corrupção e distribuição de propinas ao redor do mundo.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.