Ex-prefeito de São Vicente, Márcio França anuncia pré-candidatura ao Senado por SP

Por Folha Press em 06/04/2026 às 20:00

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-ministro Márcio França (PSB) anunciou nesta segunda-feira (6) sua pré-candidatura ao Senado por São Paulo após deixar o Ministério do Empreendedorismo para concorrer às eleições. O político santista foi prefeito de São Vicente de 1997 a 2004.

França anunciou a pré-candidatura ao lado de Rubens Furlan, ex-prefeito de Barueri, que deve ser seu suplente na chapa. “Márcio França e Rubens Furlan juntos para o senado em São Paulo! Convocação feita e convite aceito. Teremos o melhor prefeito da história das cidades paulistas na suplência ao Senado por SP”.

Decisão de França por concorrer às eleições foi tomada após reunião com o presidente Lula (PT). Havia uma expectativa de que o ministro assumisse o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), mas isso não aconteceu.

Além dele, PSB deve ter a ex-ministra Simone Tebet (PSB) concorrendo ao Senado pelo partido em São Paulo. A ex-ministra Marina Silva (Rede) também deve concorrer ao cargo pelo estado.

Lula e aliados tentam resolver um xadrez antigo em São Paulo. Com muitos nomes, embora poucos petistas, o presidente conseguiu convencer Fernando Haddad a concorrer ao governo do estado, que vinha resistindo, e tem a possibilidade “importar” as ministras para a vaga ao Senado.

França ocupou duas pastas no governo. Em setembro de 2023, ele deixou Portos e Aeroportos para dar lugar a Silvio Costa Filho (Republicanos), em meio a um rearranjo do governo por apoio do centrão, e assumiu o Empreendedorismo, criado para ele como 38ª pasta do governo.

Haddad, Marina e Tebet já deram lugar aos substitutos, que eram secretários do governo. Como o UOL mostrou, já era um plano que os números dois de cada pasta assumissem os lugares dos titulares para dar sequência ao trabalho.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.