Estudo da ONU aponta que parte de Santos pode ficar submersa até 2050

Por Santa Portal em 29/11/2023 às 06:00

Carlos Nogueira/Divulgação Prefeitura de Santos
Carlos Nogueira/Divulgação Prefeitura de Santos

Santos está em uma lista de 10 cidades que podem ter 5% ou mais de seu território submersos de forma permanente até o fim do século. Essa é a revelação feita por um estudo divulgado nesta terça-feira (28) por uma entidade formada por cientistas e especialistas em computação.

A base de dados do estudo elaborado pela ONU e a Climate Impact Lab, divulgado dois dias antes do início da cúpula do clima das Nações Unidas, a COP28, permite visualizar quais lugares são os mais ameaçados pelos impactos da subida do nível do mar.

Os dados dos pesquisadores indicam que a extensão das regiões costeiras com risco de inundação aumentou nos últimos 20 anos com o aumento do nível do mar.

O levantamento destaca que até 2050 as projeções mostram que centenas de cidades costeiras altamente populosas, entre elas Santos, estarão expostas a um maior risco de inundação. O Rio de Janeiro é a outra cidade brasileira citada no estudo.

“Isso inclui áreas que abrigam cerca de 5% da população de cidades costeiras como Santos, no Brasil, Cotonou, no Benin, e Calcutá, na Índia. Há uma previsão de que a exposição ao risco de inundações duplique para 10% dessas populações até o final do século”, diz trecho do levantamento

O estudo aponta ainda que, sem defesas costeiras, no pior cenário de aquecimento global, 5% ou mais das seguintes cidades podem cair permanentemente abaixo do nível do mar:

Guayaquil (Equador)

Barranquilla (Colômbia)

Santos (Brasil)

Rio de Janeiro (Brasil)

Kingston (Jamaica)

Cotonou (Benin)

Calcutá (Índia)

Perth (Austrália)

Newcastle (Austrália)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.