Estudante aciona botão de pânico do totem e tem celular recuperado após roubo no Gonzaguinha; vídeo

Por Santa Portal em 05/11/2022 às 08:00

Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

O totem de segurança da Praça 22 de Janeiro, no bairro Gonzaguinha, em São Vicente, auxiliou a jovem Isabela Vasconcelos a recuperar seu celular, que havia sido roubado. O caso aconteceu no dia 25 de outubro.

Por volta das 13h, a moradora do Centro, que é estudante, voltava do almoço para a faculdade, quando foi surpreendida por um homem de bicicleta que, rapidamente, tomou posse do aparelho, fugindo em seguida.  

Apavorada, Isabela avistou o totem e decidiu acionar o botão de pânico. “Eu nem conhecia o recurso, foi na hora do desespero”, explica. Com isso, a jovem passou a conversar com uma agente da Guarda Civil Municipal (GCM) em plantão no Centro de Controle Operacional (CCO). Ela descreveu as características do infrator e disponibilizou o número do celular para ligação. 

Mais uma vez o trabalho integrado entre GCM e Polícia Militar (PM) no CCO e nas ruas entrou em ação.  Com auxílio do monitoramento, uma viatura da PM iniciou o trajeto em busca do indivíduo que, ao perceber a movimentação, descartou o objeto na Avenida Presidente Wilson. 

Um senhor encontrou o equipamento caído no chão da via e o pegou. Quis o destino que, coincidentemente, um agente ligasse para o telefone. O homem atendeu e explicou que havia localizado o aparelho abandonado na via. 

Os agentes pegaram o celular e devolveram para Isabela, que estava na delegacia, registrando Boletim de Ocorrência (BO) no momento. 

A estudante conta que o sentimento foi de alívio e felicidade ao ser novamente surpreendida, mas dessa vez positivamente. “Tudo ocorreu em menos de duas horas. Foi tão bom poder recuperá-lo. Eu já estava bem preocupada”. 

Para ela, vivenciar na prática o potencial do totem de segurança e a integração do CCO trouxe um grande legado. “Como já falei, eu nem sabia do botão de pânico. Dificilmente conseguiria ter meu celular novamente se não houvesse esse recurso. Será ótimo para a população, com certeza”, ressalta. 

Totens

Além do botão de pânico em que o munícipe pode conversar diretamente com um profissional de plantão, os 30 equipamentos instalados em pontos estratégicos da Cidade captam em alta resolução até dois quilômetros de distância e 360 graus. O monitoramento é feito por profissionais capacitados dentro do CCO.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.