02/03/2014

Escolas do grupo especial abrem carnaval 2014

Por #Santaportal em 02/03/2014 às 10:57

A noite de sábado (1), marcou o primeiro dia de desfiles do grupo especial das escolas de samba de Guarujá E foi repleta de alegria. A primeira escola a se apresentar foi a G.R.C. Escola de Samba Guarujá. O desfile começou com alguns minutos de atraso, mas a empolgação dos carnavalescos na arquibancada motivou ainda mais os sambistas. Na votação dos internautas pelo Santaportal, a média da escola foi de 8.7 no geral.

A escola de samba, que voltou ao Grupo Especial neste ano, apostou na beleza colorida dos índios e na força da bateria para permanecer na elite do Carnaval de Guarujá.O enredo da Guarujá para 2014 foi “Sou Filho Desta Terra, Sou Dono Deste Chão”. A escola de samba foi para a avenida com três carros alegóricos, dez alas e 800 componentes.

Logo em seguida, foi a vez da escola de samba Grêmio Recreativo Escola de Samba Renascer/ Borel de Santa Cruz dos Navegantes. A Fênix, também conhecida como pássaro de fogo, é o símbolo da Renascer do Borel de Santa Cruz dos Navegantes. É dentro deste tema que a Escola vai demonstrou sua força no desfile do dia 1º de março, na Passarela do Samba montada na Avenida Santos Dumont. A média geral pela votação dos internautas pelo Santaportal foi de9.3.

O Presidente da Renascer, Constantino Conde Bordano Júnior, conta que o símbolo representa o momento em que a Escola ressurge com novos membros: Alberto Martins, Rogério, Thiago, Lino e Júnior. Quatro parceiros de futebol que resolveram levar o time do campo para o sambódromo.

A então Renascer de Santa Cruz passa a chamar-se Renascer do Borel de Santa Cruz, já que o Borel é um bar do bairro, onde o time costuma se reunir. A filosofia do símbolo justifica os resultados da Escola: “Já no primeiro ano fomos campeões do Acesso. No segundo subimos o nível e fomos campeões do Especial. Daí nos mantivemos no Especial e depois que sobe não cai mais.” Em 2011 a Renascer foi vice;em 2012, campeã e em 2013 ficou no 4º lugar, do Grupo Especial.

Instituto Social Cultural do Samba Imperador da Ilha de Santo Amaro/Buggy foi a terceira a brilhar na Passarela, em Guarujá. A Escola de Samba Imperador da Ilha, atual campeã do Carnaval de Guarujá, levou um desfile com muita alegria e beleza. A média geral da escola na votação realizada no Santaportal foi de 9.7.

O Instituto Sociocultural do Samba Imperador da Ilha foi fundado em 2006, no bairro do Santa Rosa. A agremiação coleciona vários títulos. Dentre eles, o de campeã do Grupo Especial de 2011 e 2013. A escola também foi vice-campeã do grupo especial em 2007, 2008, 2009, 2010 e 2012 e campeã de blocos enredo em 2006.

Este ano, a escola apresentou o enredo “Laços e Abraços – Lobito festeja 100 anos na Ilha do Dragão”, em alusão ao centenário da cidade de angolana de Lobito em Guarujá. No ano de 2013, Guarujá e Lobito assinaram um protocolo de intenções para se transformarem cidades-irmãs. Para que isso se concretize, só falta a assinatura do termo de irmanamento.

O diferencial ficou por conta da bateria da escola, que contou com 90 ritmistas e traz uma batida única. “Temos uma bateria que faz um misto de batidas que só é feita pela Estação Primeira de Mangueira, no Rio de Janeiro, e pela X-9 Pioneira de Santos”, completou o presidente da Imperador da Ilha.

A quarta escola da noite foi a U.R.C.S. Academia do Samba “Vem que é Dez”. A Academia de Samba Vem Que é Dez chegou ao quinto ano consecutivo no grupo especial dos desfiles de Carnaval de Guarujá com um enredo que realçou a rica cultura da África na Passarela do Samba. “Não estamos falando de uma África sofrida, estamos falando de uma África da nova era”, garante a diretora-geral da agremiação, Denise Martins de Oliveira.

D 10, como é conhecida, contou que a África como tema era um pedido antigo dos integrantes da escola. Atualmente com 800 componentes, a Vem Que é Dez nasceu de uma reunião de família. Segundo Denise, no aniversário de uma sobrinha, a família montou uma banda para animar a festa. A escola agradou o público e os internautas e garantiu 9.6 na média geral por meio da votação no site do Santaportal.

O resultado foi positivo e começaram a tocar em outras festas. Na hora de escolher o nome, a rua influenciou. “Éramos da Rua 10, inventamos vários nomes associado ao número, até que ficou Vem Que é Dez”, contou a dirigente da escola.

Para fechar a noite com chave de ouro, a Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade São Miguel, em clima de festa entrou com o enredo místico “Meu Destino Traçado no Caminho das Estrelas”.Este ano, a agremiação optou por contar com uma comissão de carnaval, ao invés de denominar um carnavalesco. Os quatro carros alegóricos que a São Miguel levou para a avenida apresentaram símbolos essenciais para a compreensão da Astrologia. A média geral da escola pela votação no Santaportal foi de 9.7.

O Carro Abre Alas, contou a origem da Astrologia através de anjos e elementos da natureza que simbolizam a criação do ser humano. No segundo carro, os estudos orientais foram representados como a origem das teorias astrológicas. O positivo e o negativo, ou seja, os dois lados de todas as coisas da vida foram representados no terceiro carro. E encerrando o desfile da São Miguel, a última alegoria apresentou as profecias anunciadas por horóscopos e oráculos.

Segundo o diretor-geral da agremiação, Edson Baygon, a intenção com o tema foi inovar na Passarela do Samba e trazer uma mensagem de paz ao público.

Confira a pontuação geral das escolas pela votação:
Samba Guarujá – 8.7
Renascer Borel – 9.3
Imperador Ilha de Santo Amaro – 9.7
Samba Vem que é Dez – 9.6
São Miguel – 9.7

Imperador e São Miguel empatam com 9.7e por isso, as duas escolas receberão o troféu Estandarte Unisanta!!!

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.