Entenda como funciona a lista de espera do Sisu 2026
Por Lucas Leite/Folhapress em 29/01/2026 às 19:37
Com a divulgação do resultado do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2026 nesta quinta-feira (29), surgem dúvidas sobre o funcionamento da lista de espera e do período de matrículas.
O candidato consegue consultar se foi aprovado em uma das opções escolhidas durante o período de inscrições no site Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Aqueles aprovados na primeira ou na segunda opção poderão realizar a matrícula a partir do dia 2 de fevereiro, de acordo com o calendário estabelecido pelo MEC (Ministério da Educação).
Uma das principais dúvidas envolve a possibilidade de participar da lista de espera quando há uma reprovação na primeira opção desejada, mas aprovação na segunda opção.
De acordo com o MEC, candidatos aprovados em qualquer uma das opções indicadas no momento da inscrição –seja na primeira ou na segunda– não podem participar da lista de espera do Sisu.
Ao serem selecionados, esses estudantes ficam automaticamente disponíveis apenas para a matrícula no curso em que conquistaram aprovação, perdendo o direito de concorrer a vagas da outra opção.
A lista de espera é destinada exclusivamente aos candidatos que não foram selecionados na chamada regular em nenhuma das duas escolhas.
Para disputar uma vaga por meio da lista de espera, o candidato deve manifestar interesse no site Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. Apenas quem não foi aprovado na etapa regular pode realizar essa inscrição.
A convocação dos selecionados pela lista de espera será divulgada no dia 11 de fevereiro.
A edição de 2026 do Sisu foi marcada pela novidade da inclusão da possibilidade de utilizar as três últimas notas do Enem -2023, 2024 e 2025. Com isso, o sistema considerou a pontuação da edição em que o participante alcançou as melhores notas.