19/01/2015

Entenda como a nota do Enem é usada no Sisu

Por #Santaportal em 19/01/2015 às 09:01

EDUCAÇÃO – A partir de segunda-feira (19), aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão usar as notas para ingressar em instituição de ensino superior pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Na hora da inscrição, o candidato insere o número de inscrição e a senha do Enem 2014 e o Sisu resgata, automaticamente, as notas obtidas no exame. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la na página do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Cada instituição pode adotar pesos diferenciados para as provas do Enem. A nota pode variar de acordo com o curso escolhido. Ao se inscrever, o sistema calcula automaticamente e informa a nota para o candidato.

Além disso, as instituições participantes do Sisu podem, eventualmente, adotar um bônus, a ser atribuído à nota dos candidatos, como forma de política afirmativa. Com isso, a nota desse candidato vai variar caso ele opte pela modalidade de ampla concorrência ou pela modalidade de ação afirmativa. Para cumprir a Lei de Cotas (12.711/2012), as instituições federais deverão reservar, no mínimo, 37,5% das vagas para os estudantes de escolas públicas. As instituições também podem ter ações afirmativas próprias.

Feita a inscrição, o candidato deve acompanhar diariamente, a partir de terça-feira(20), a nota de corte do curso. A nota serve como referência, não é uma garantia de que o candidato será aprovado. Ela é calculada uma vez por dia, com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. O candidato também tem acesso a uma classificação parcial, que deve servir apenas como referência.

É possível mudar de opção de curso até o fim do período de inscrição, no dia 22. O sistema considera a última opção escolhida. Na página do Sisu, os estudantes podem consultar uma série de perguntas e respostas sobre o processo seletivo.

Nesta edição, são ofertadas 205.514 vagas no ensino superior público, em 5.631 cursos de 128 instituições. Para participar, é preciso ter feito o Enem 2014 e não ter tirado nota 0 na redação.

Veja como os estudantes podem usar o Enem para programas educacionais gratuitos oferecidos pelo governo.

Programa: Sisu (Sistema de Seleção Unificada)
O que é: seleciona candidatos para vagas em instituições públicas de ensino superior.
Quem pode participar: o candidato deve fazer inscrição no processo seletivo que ocorre duas vezes por ano. É preciso ter concluído o ensino médio.
Desempenho no Enem: o candidato não pode zerar a redação. Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos.

Programa: Ciências sem Fronteiras
O que é:bolsas de estudos em universidades estrangeiras.
Quem pode participar:é preciso estar cursando o ensino superior nas áreas contempladas. Os editais para o programa são abertos ao longo do ano.
Desempenho no Enem:o estudante deve ter obtido 600 pontos ou mais no Enem.

Programa: Certificado do Ensino Médio
O que é: diploma.
Quem pode participar: o candidato deve fazer a opção na inscrição para o exame e ter 18 anos ou mais na data da prova.
Desempenho no Enem: é preciso conseguir pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas objetivas e 500 pontos na redação.

Programa: ProUni (Programa Universidade para Todos)
O que é: seleciona candidatos para bolsas em instituições particulares de ensino superior.
Quem pode participar: O candidato deve ter cursado o ensino médio em escola pública ou particular na condição de bolsista. O processo ocorre duas vezes ao ano. A seleção leva em conta a renda do estudante. Para concorrer a uma bolsa de 100% o aluno deve ter renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Os candidatos à bolsa de 50% devem ter renda de até três salários mínimos.
Desempenho no Enem: é preciso tirar no mínimo 450 pontos na média das notas das provas do Enem e nota acima de zero na redação.

Programa: Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica)
O que é: oferece vagas gratuitas em cursos técnicos em instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica.
Quem pode participar: o candidato deve ter concluído o ensino médio.
Desempenho no Enem: não pode zerar a redação do Enem

Programa: Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)
O que é: financia até 100% do valor da mensalidade de cursos superiores em instituições privadas, a juros de 3,4% ao ano. O contratante só começa a quitar o financiamento 18 meses depois de formado.
Quem pode participar: estudantes regularmente matriculados em cursos de instituições privadas de ensino superior.
Desempenho no Enem: é preciso ter feito o Enem e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas das provas objetivas e acima de zero na redação

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.