Engenheiro pede ao MP abertura de inquérito sobre risco de desabamento de prédio em PG

Por Santa Portal em 23/01/2023 às 16:00

Yasmin Braga/Santa Cecília TV
Yasmin Braga/Santa Cecília TV

O engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves protocolou nesta segunda-feira (23) um pedido de abertura de inquérito civil no Ministério Público de São Paulo para apurar o risco de desabamento do edifício Residencial Rio D’Ouro IX, no bairro Ocian, em Praia Grande, que resultou na desocupação imediata do prédio na última quinta (19). O documento cita a ameaça à vida das pessoas que vivem no prédio e de seus vizinhos.

José Manoel, que é diretor de Relações Institucionais da Federação Nacional dos Engenheiros e é ex-conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Estado de São Paulo, esteve no local na sexta passada (20) e conversou com moradores e vizinhos sobre o acidente.

“Os moradores e vizinhos estão perdidos e as informações são confusas. Agora, estão falando que eles voltarão as suas casas na terça-feira. Ao mesmo tempo, a Prefeitura não confirma isso. Precisamos de providências urgentes”, disse o engenheiro.

O Santa Portal entrou em contato com a Gomes Vasconcelos Construtora, Incorporadora e Comércio Ltda, responsável pela construção do Edifício Rio D’oro IX, que por intermédio de seu advogado Leandro Neumayr Gomes, vem, diante das notícias publicadas nos meios de comunicação, apresentar os devidos esclarecimentos:

1. As notícias veiculadas em diversos meios de comunicação não refletem a realidade dos fatos. Ao contrário do que foi veiculado, o edifício não sofre risco de desabamento.

2. A Defesa Civil realizou vistoria nas estruturas do edifício e entendeu pela necessidade de evacuação da edificação até que se ateste, por intermédio de laudo técnico, que a estrutura da edificação não sofre riscos e que é segura à ocupação pelos moradores.

3. A construtora providenciou a contratação de uma empresa para realização do escoramento preventivo da edificação. Este escoramento foi realizado conforme laudo técnico realizado pelo escritório de engenharia responsável pelo projeto estrutural do edifício.

4. O engenheiro responsável pelo laudo de escoramento também certificou que a edificação não oferece risco de colapso, atestando que o prédio encontra-se apto para habitação de seus ocupantes e as patologias deverão ser solucionadas sem maiores problemas.

5. Diante dos oportunos esclarecimentos acima, a Gomes Vasconcelos Construtora, Incorporadora e Comércio Ltda se coloca à disposição do órgão de Proteção e Defesa Civil do município e, especialmente, dos condôminos do Edifício Rio D’oro IX, para prestar as devidas informações acerca do atual estado de conservação do edifício e das demais providencias já tomadas.

O prédio recebeu mais de 1500 escoras e sua possível desinterdição segue sendo analisada pela Secretaria de Urbanismo (Seurb). De acordo com a administração municipal, uma nova vistoria deve ser realizada no local na tarde desta segunda.

A administradora trabalha com o possível retorno dos moradores ao prédio nesta terça (24). A Prefeitura, entretanto, não confirma essa informação. “As equipes aguardam ainda que os responsáveis pelo edifício providenciem os laudos necessários relacionados aos serviços que deverão ser realizados para reparação dos danos causados, conforme exigências da Seurb”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.