Encosta do São Bento tem mais um trecho recuperado

Por Santa Portal em 17/09/2023 às 13:00

Isabela Carrari/PMS
Isabela Carrari/PMS

A Prefeitura de Santos realizará obra em mais um trecho de encosta no Morro São Bento, para garantir sua estabilização e proteção, dando mais segurança aos moradores e aos usuários do Complexo Esportivo Marina Magalhães Santos Silva, que funciona no sopé, na Avenida Getúlio Vargas s/nº. O edital de concorrência foi publicado na última quinta-feira (14).

As obras se concentrarão entre a Rua Santa Mercedes e o complexo esportivo, e envolvem, também, a criação de um sistema de drenagem pluvial, integrado por uma escada hidráulica com 57m e canaletas de 30m, do topo ao pé da encosta, além de drenos horizontais profundos, totalizando 55m, para retirar o excesso de água do interior e aliviar a pressão sobre o talude.

De acordo com Ronald Lima, chefe do Departamento de Infraestrutura da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), inicialmente serão realizados os serviços de limpeza geral da encosta, seguido ações de retaludamento e terraplenagem em 1.307 m². “Após os processos de escavações, o talude será protegido e estabilizado, com a execução de solo grampeado, ancorado em rocha, e de solo verde em uma área de 1.250 m².”

Em 840 m² da área, os serviços envolvem solo grampeado, com posterior revestimento em concreto projetado. Os trabalhos de solo grampeado envolvem escavação, perfuração, instalação dos grampos (barras de aço), colocação de drenos e aplicação de concreto projetado para a estabilização da encosta.

Já nos demais 410 m², será aplicada a técnica de solo verde, formado por tela hexagonal com geomanta biodegradável e plantio de grama, adiantou o engenheiro.

A Prefeitura já realizou estabilização de encosta em seis área do Morro São Bento: entre as ruas Santa Valéria e Santa Marta; Rua São Roque e Av. São Cristóvão, 1.378, e em três pontos da Av. Santo Antônio do Valongo – próximo à escadaria São Domingos, nas imediações do acesso à Rua São João e em frente ao número 352.

As obras a serem agora executadas têm valor estimado em R$ 3 milhões e 500 mil, recursos oriundos do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), do governo federal, e deverão estar concluídas seis meses após a empreiteira vencedora da licitação receber a Ordem de Serviço emitida pela Seserp.

A Prefeitura disponibiliza o edital da concorrência marcada para o dia 16 de outubro. As propostas das empresas interessadas deverão ser entregues até as 11h desta data, na sala da Comissão Permanente de Licitações, Rua D. Pedro II, 25, 4º andar. É obrigatória a visita técnica, acompanhada pelo engenheiro civil Ronald Santos Lima.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.