15/01/2021

Empresa fornecedora e Estado de São Paulo enviam oxigênio para Manaus

Por #Santaportal em 15/01/2021 às 08:22

AMAZONAS – O Estado de São Paulo e a empresa White Martins, principal fornecedora de oxigênio do governo amazonense, enviaram cilindros de oxigênio para o estado nortista, sem estoque de oxigênio na capital e imediações. 

Na madrugada desta sexta-feira (15), dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) carregados com cilindros de oxigênio chegaram a Manaus. 

Entenda
O colapso do sistema de saúde amazonense veio após as internações por Covid-19 no estado baterem recorde. Sobrecarregados, os hospitais ficaram sem oxigênios para pacientes. Doentes estão sendo levados para outros estados.

Segundo informações da FAB, os dois aviões do modelo Hércules, que levavam os cilindros para Manaus, decolaram do Aeroporto Internacional de Guarulhos na noite da quinta-feira (14), portando 6 cilindros de oxigênio. As aeronaves pousaram na capital amazonense no início da madrugada desta sexta-feira.

No total, 386 cilindros de oxigênio foram transportados. Mais de 18 toneladas de cilindros de oxigênio líquido foram enviadas. Eles serão utilizados pelos hospitais no atendimento aos pacientes da Covid-19 no estado.

No limite
Na quinta-feira (14), Pazuello afirmou que o governo não tinha transporte para levar oxigênio para a capital do Amazonas.

“A ponte aérea de oxigênio está impactada porque nós não temos os cargueiros específicos da FAB pra fazer isso. Então a situação em Manaus é muito grave. Estamos manobrando pra tentar reverter o quadro”, disse o ministro.

No domingo (10), o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), enviou um pedido de ajuda aos governadores do país devido à “iminência de desabastecimento” de oxigênio.

Mais ajuda
A empresa White Martins, principal fornecedora de oxigênio do estado amazonense, também conseguiu disponibilizar cilindros. Ao todo, são 150 cilindros, sendo 80 destinados para o interior do estado e os outros 70 para unidades hospitalares da capital.

Segundo a Polícia Militar amazonense, duas viaturas com oito policiais realizaram a escolta do material para agilizar a chegada. A empresa informou, ainda, ter identificado a disponibilidade da carga em suas operações na Venezuela e que “neste momento está atuando para viabilizar a importação do produto para a região”.

Recorde de casos
Na quinta-feira (15), o estado do Amazonas registrou 3.816 novos casos de Covid-19, sendo 2.516 somente em Manaus. Este é o maior número de novos casos registrados no estado e na capital amazonense desde o início da pandemia, em março de 2020.

Com os números desta quinta, o total de casos confirmados da doença chega a 223.360 em todo o estado, segundo dados do boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). O número de mortes subiu para 5.930.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.