03/06/2016

Empreendedorismo pode ser chave para sucesso em tempos de desemprego

Por #Santaportal em 03/06/2016 às 10:59

ECONOMIA – Até abril deste ano eram mais de 10 milhões de desempregados no País. Uma das saídas para quem não encontra uma vaga no mercado de trabalho é investir no próprio negócio. Além disso, empreender pode ser a chave para abrir uma nova porta e conseguir uma vida mais feliz.

Todo o trabalho de Carolina e Adriana dos Santos acontece em casa.Há pouco mais de um ano, mãe e filha se tornaram sócias no ramo dos doces.A ideia surgiu depois que as duas se formaram em Engenharia, mas não conseguiam um emprego na área. “No momento que acabamos a faculdade já estávamos na crise.Ficamos em casa e começamos pensar o que poderíamos fazer para ganhar um dinheiro extra”, comenta a mãe.

Os primeiros clientes surgiram no condomínio onde moram no Marapé, em Santos. O carro chefe da empresa é o bolo de pote. Todos os dias as empresárias produzem 20 doces, vendidos à R$ 5. O negócio tem dado tão certo que elas já começaram a diversificar a produção.”Minha mãe sempre teve o dom prara fazer doces, porém ela ficou receosa em vendê-los.Hoje nosso trabalho abrange decoração de festas, encomendas de doces e kit festas com salgados, explica Ana Carolina.

A internet é uma das ferramentas utilizadas para a divulgação da empresa. Diante da demanda, Adriana conta que foi preciso aprimorar e aprender novas técnicas para melhorar seu trabalho.

Planejamento

Para crescer e ter sucesso não basta apenas força de vontade. O segredo é a pesquisa e planejamento do negócio.Foi assim com a empresária do ramo de acessórios e bijuterias, Marcelly Abreu. Ela começou com vendas online há cinco anos e atualmente possui duas lojas físicas em Santos.

No entanto, antes de decidir empreender, Marcelly trabalhava como advogada.”Fiquei dois anos advogando e com a minha primeira matriz. Quando vi que já estava tendo progresso e possuia certa estabilidade nas vendas, larguei minha primeira profissão e parti para o crescimento do negócio”.

Mesmo em época de crise, ela conseguiu não só manter o faturamento, como também aumentar a margem de lucro em 20%. Para a empreendedora a solução está na inovação.”A partir do momento que você cria produtos novos, formas diferentes de atendimento e promoções, não esquecendo de fazer um marketing disso. É possível conseguir bons resultados.

E com um cenário de incerteza econômica, Marcelly não deixou de investir nos planos pessoais. Há cinco meses se tornou mãe. Ela acredita que o bebê tembém ajudou nos projetos profissionais.”Faço t-shirts para mãe e filho (a) e as clientes geramente compram para os dois”, diz.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.