Emília Maria Pirilo deixa legado de amor pela Educação e pela família
Por Rodrigo Martins em 13/09/2022 às 12:22
Emília Maria Pirilo morreu nesta segunda-feira (12), em São Paulo. Pró-reitora comunitário da Unisanta, Tia Emília, como era carinhosamente chamada, fundou ao lado de Milton Teixeira e de Nilza Pirilo Teixeira o Colégio Santa Cecília. Primeira diretora do Santa Cecília, Emília deixa um legado gigantesco na história da Educação da Baixada Santista.
“A Tia Emília foi uma grande educadora, uma grande mulher, independente. Uma grande professora que, junto com nosso pais, ajudou a fundar o Colégio Santa Cecília. Sempre com muita dedicação, trabalhou até o final da vida. Além disso, era uma pessoa incrível. Ela estava sempre com a mão estendida a todos. Em qualquer situação, ela se transformava. Por isso eu chamava ela de ‘Mulher Maravilha’”, disse a presidenta da Unisanta e do Semesp, Lúcia Teixeira.
O lado humano e de dedicação integral ao trabalho também foram enaltecidos pelo presidente do Conselho de Administração da Unisanta, Marcelo Teixeira. “A Tia Emília estava no auge dos seus 90 anos ativa, lúdica, sempre muito presente, quer na família, quer acima de tudo no trabalho. Ela fazia questão de todos os dias despachar do seu gabinete. Trabalhar no Santa Cecília era a sua rotina, chegar em cada uma das salas, cumprimentar cada um dos seus sobrinhos, os funcionários. É essa recordação que ela nos deixa. Algumas missões difíceis eram delegadas para ela, como a complicada tarefa de fornecer bolsas para alunos. Ela sempre tinha muito critério, era muito cuidadosa para motivar o estudo dos alunos e, ao mesmo tempo, rigorosa no acompanhamento do desenvolvimento deles”, recordou.
Para Marcelo Teixeira, essa sensibilidade fazia de Tia Emília uma peça fundamental no Complexo Educacional Santa Cecília. “Ela fazia esse trabalho tão bem, com seu lado humano e coração generoso. Através disso, conseguíamos fazer com que alunos carentes ou em dificuldades financeiras não parassem de estudar. Ela sabia compreender as dificuldades e incentivá-los para continuar com os estudos. Ela chamava alunos para que não trancassem os cursos. A Tia Emília fazia com sabedoria essa ponte entre o aluno acadêmico e o formando. Ela dominava tão bem os assuntos e, quer fosse no Santa Cecília, como no Lar Santa Rita de Cássia e no Lar Santo Expedito, ela desenvolveu seu trabalho com brilhantismo. Essa era a Tia Emília de todos nós”, afirmou.
Foto: Norberto Moreira Jr/Divulgação
A reitora da Unisanta, Silvia Teixeira Penteado, lembrou de sua infância e como a Tia Emília influenciou o seu gosto pela Educação e pela Cultura. “A Tia Emília para mim representa a criatura que me ensinou a andar, a pegar no lápis, a ser mestra. Ela me ensinou a pintar, contar histórias. Em todos os momentos mais alegres e mais difíceis ela esteve presente junto com a nossa família, dando incentivo, sempre com uma palavra de carinho. Desde o início ela se entregou nesta obra com muita competência e vontade de fazer o melhor para o Santa Cecília, sempre com muito respeito aos alunos. Com certeza do céu ela também estará inspirando as vocações dos nossos professores e estudantes. Repouse em paz, você sempre continuará em nossos corações”, disse.
Para o diretor de marketing da Unisanta, Marcus Teixeira Penteado, o legado de Tia Emília vai ajudar a nortear o futuro do Complexo Educacional Santa Cecília. “A Titia deixa como seu maior legado o amor pela educação e pela família. Ela chegou a ser professora, diretora, pró-reitora acadêmica da Unisanta, além de sempre ter um cuidado com o social e desenvolveu trabalhos benemerentes. Todos os dias ela passava pela minha sala. Era uma pessoa muito preocupada com a família, também nos ajudava a cuidar dos filhos, com muito amor e carinho. Por tudo isso, ela deixa um legado especial. O Santa Cecília vai continuar eternamente o trabalho com afinco, sempre com a inspiração dela e ainda mais unidos. Esteja sempre em paz querida Tia Emília, que Deus a receba de braços abertos”, destacou.
A diretora de Saúde da Unisanta, Caroline Teixeira, também lamentou o falecimento de Tia Emília. “Lendária mulher, um coração que demonstrava uma explosão de sentimentos e expressões. Um sorriso tão lindo que acalmava. Um beijo que transmitia tanto. Ainda vejo a sua sintonia, a sua alegria, o seu caráter lindo e brilhante. Cresci e vivi ao seu lado. Agora me vejo sem a pessoa que me ajudou a crescer em tantos momentos. Perdemos uma grande mulher, uma grande mãe de todos. Continuaremos aqui por você e por tudo que nos ensinou. Até um dia”, escreveu, em suas redes sociais.
O Diretor Geral do Sistema Santa Cecília de Comunicação e Diretor Administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira Filho, lamentou e relembrou a importância da Tia Emília para a educação. “A vida da Tia Emília se reflete primeiro em amor, depois em família. Ela se dedicou a vida inteira pela família dela, pelos amigos, pelo Santa Cecília e pela educação da nossa região e do Brasil.”
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Histórico
Emília Maria Pirilo nasceu em 2 de fevereiro de 1932, filha de Silvio Pirilo e Leonilda Ianuzzi Pirilo. Ela era formada em Pedagogia, tendo habilitação para Administração Escolar, Supervisão Escolar, Psicologia da Educação e Filosofia da Educação. Também realizou extensão universitária na área de Rádio e TV na Perspectiva Educacional.
A educadora atuou como Chefe do Setor Pedagógico de Educação Infantil na Secretaria de Educação de Santos e Diretora e Supervisora Pedagógica da Unidade Pré-Escolar da Prefeitura Municipal de Santos.
Foi uma das responsáveis por fundar o Complexo Educacional Santa Cecília, em 1961, ao lado de Nilza Pirilo Teixeira e de Milton Teixeira, tendo sido também a primeira diretora do colégio. Ela também atuou como Pró-Reitora Acadêmica e Comunitária, auxiliando os sobrinhos Sílvia, Lúcia, Cecília e Marcelo Teixeira na Administração Superior do Complexo Educacional Santa Cecília, além de ser Diretora do Lar Santa Rita de Cássia e membro da Diretoria da Editora Universitária Santa Cecília.
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Luto oficial e despedida
Em virtude do falecimento de Emília Maria Pirilo, o Complexo Educacional Santa Cecília decretou luto oficial de três dias sem interrupção das aulas e demais atividades do campus.
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) prestou um minuto de silêncio nesta terça-feira (13) durante a abertura do Troféu José Finkel, em Recife, em respeito à Tia Emília. A equipe de Natação da Unisanta e das outras agremiações, bem como o público presente, também prestaram essa homenagem pela memória de Emília Maria Pirilo.
O velório de Tia Emília será realizado no Memorial Necrópole Ecumênica até às 16h desta terça-feira (13), no Salão Nobre. O sepultamento acontecerá no mesmo local, após o velório.
Foto: Divulgação/Assecom Unisanta