11/02/2021

Em quarentena inspirada, jornalista André Azenha lança "A Era dos Boçais"

Por Milena Estela/ #SantaPortal em 11/02/2021 às 09:14

LITERATURA – O livro A Era dos Boçais reúne crônicas em versos sobre personagens e situações de tempos sombrios e surreais. A obra de André Azenha é uma coleção de 30 poemas em quase prosa sobre temas como a estupidez represada, o progressista, o inimigo invisível, o sucupiriano, os idealistas de plantão, o negacionista, o conservador, o empresário, o liberal, a imprensa, o centrão, os passadores de pano, o youtuber, o jogador de futebol, o nerd psicopata, entre outros.

O livro engloba 30 textos em 60 páginas e foi concebido durante a pandemia. “Temos vivido, ou sobrevivido, nestes tempos difíceis, onde presenciamos personagens e situações que acreditávamos serem algo do passado. Mas não. Em pleno século 21 acompanhamos o retrocesso em vários temas e maneiras de pensar e ser. No fim do ano, após iniciar a divulgação do meu livro anterior, Batman: A Série Animada – Uma Revolução dos Heróis na TV , voltei a escrever poemas e, em cerca de um mês, vi que tinha 30 textos em mãos. Mostrei para algumas pessoas de confiança, do segmento literário e criativo, e o retorno foi positivo. Decidi reuni-los em livro”, explica o escritor.

Segundo Azenha, a motivação para escrever o livro veio da indignação da qual a população vem presenciando. “O livro é fruto de meses de estudo, leitura, vídeos, filmes, sobre política, e tudo o que tem acontecido no Brasil e no mundo. Não apenas após a pandemia, mas antes já vivíamos uma celebração da ignorância, do negacionismo, da intolerância, celebração essa representada principalmente por Trump nos Estados Unidos e Bolsonaro no Brasil. A pandemia serviu para escancarar ainda mais tudo isso”, disse em entrevista ao #Santaportal .

A obra foi finalizada no fim do ano passado. Para o autor, foi tudo muito rápido, ele voltou a escrever poemas como uma maneira de desabafar e tentar dar algum tipo de contribuição no combate a insensatez.

O valor de cada exemplar é R$ 24,00, se for para fora de Santos, acrescenta mais o frete. A tiragem por enquanto é limitada e o livro pode ser comprado em contato com a página ou pelo email aeradosbocais@gmail.com.

Sobre o autor
André Azenha é jornalista, crítico de cinema, produtor cultural, curador e pesquisador. Mestre em Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi. É editor dos sites Histórias do Cinema e Cinezen Cultural  e do canal Histórias do Cinema no YouTube.

O escritor tem artigos publicados em livros organizados pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Ao lado da esposa, Paula, dirige o Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos. Comenta sobre filmes para jornais, rádios e TVs.

Ministra cursos e palestras sobre cinema e jornalismo cultural. Organizador da PalafitaCon, CulturalMente Santista – Fórum Cultural e Criativo de Santos, exposições sobre clássicos e artistas brasileiros e estrangeiros da sétima arte e da cultura geek. Defensor de iniciativas de democratização de acesso à cultura, realizou mais de 200 sessões de filmes seguidas de bate-papos em áreas vulneráveis de sua cidade natal. 

Azenha escreve desde pequeno e fez também um livro de poemas artesanal, ainda na escola. Ele sempre escreveu poemas e parou depois dos vinte e poucos anos, devido ao trabalho. Em 2008 lançou Poesia a Quatro Mãos , em parceria com a mãe, Regina, que é poetisa e tem cinco livros publicados e já recebeu prêmios.

Seu tema preferido para escrita é cinema, que é a área de atuação, mas o poema foi uma redescoberta para o escreitor.

 

 

 

 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.