Em duas semanas, Operação Verão se aproxima do número de mortes registrado pela Escudo
Por Santa Portal em 18/02/2024 às 13:00
Com 27 mortos em onze dias, o número registrado na terceira fase da Operação Verão já se aproxima dos óbitos deixados pela Operação Escudo na Baixada Santista, que durou 40 dias e registrou 28 mortos.
A Operação Escudo foi desencadeada no final de julho do ano passado, após a morte do solado das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) Patrick Bastos Reis. O PM foi baleado durante patrulhamento na Vila Zilda, em Guarujá.
Conforme divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) à época, a operação resultou na prisão de 958 pessoas, sendo 382 procurados. Foi apreendida cerca de 1 tonelada de drogas.
Erickson David da Silva, suposto atirador que teria sido o responsável pela morte do soldado da Rota, Patrick Bastos Reis, foi preso na noite de 30 de julho, após se entregar para a Polícia na Capital.
Operação Verão
Já a terceira fase da Operação Verão, desencadeada no último dia 7, já prendeu 645 criminosos até este sábado (17), incluindo 242 procurados pela Justiça.
De acordo com a SSP, foram apreendidos cerca de 155kg de drogas e 77 armas ilegais, incluindo fuzis de uso restrito.
A operação foi desencadeada após a morte do soldado da Rota Samuel Wesley Cosmo, em Santos, no último dia 2. O acusado pelo assassinato, Kaíque Coutinho do Nascimento, conhecido como Chip, foi preso no dia 14, em Uberlândia, Minas Gerais.