Em disputa acirrada, Unidos dos Morros leva a melhor e é tricampeã do Carnaval Santista
Por Rodrigo Martins em 06/02/2024 às 14:10
A Unidos dos Morros faturou o tricampeonato do Carnaval Santista. Em uma disputa acirrada com a União Imperial (vice-campeã) e a Mocidade Amazonense (terceira colocada), a agremiação do Morro da Nova Cintra levou a melhor sobre a Verde e Rosa do Marapé nos critérios de desempate, após ficarem empatadas em 269,7 pontos. A apuração foi realizada na tarde desta terça-feira (6), no Teatro Municipal de Santos.
Unidos da Zona Noroeste e Brasil foram as duas últimas na disputa e estão rebaixadas para o Grupo de Acesso em 2025. A Bandeirantes do Saboó retornará para a elite no próximo ano.
Esse foi o quinto título da história da agremiação do Morro da Nova Cintra. A Unidos foi campeã nos anos de 2014, 2016, 2020, 2023 e, agora, em 2024.
O presidente da Unidos dos Morros, Fábio Marques Tavares, comemorou bastante o tricampeonato da escola.
“Pura emoção, adrenalina forte. É comemorar o tricampeonato, disputado ponto a ponto. Adrenalina a mil. Ofereço esse título para a nossa comunidade e para a nossa diretoria. Trabalhamos firme e forte, suporte, a comunidade deu toda a ajuda possível. Obrigado a todos que ajudaram a colocar a Unidos dos Morros nesse lugar, de tricampeã. O Morro continua!”, disse Fábio, logo após a divulgação do resultado final.
A escola campeã ainda leva uma premiação de R$ 29.280 mil pela conquista.
Foto: Julia Lanzilotti
Apuração
Todas as escolas foram avaliadas em nove quesitos: Bateria, Harmonia, Evolução, Enredo, Samba-Enredo, Fantasias, Alegorias e Adereços, Mestre-Sala e Porta-Bandeira e Comissão de Frente.
Com o aumento no número de jurados para esse ano, a apuração foi bastante acirrada, com três escolas se alternando na liderança.
A União Imperial assumiu a ponta no quesito Bateria, mas a Unidos dos Morros retomou a liderança em Harmonia, que foi a categoria seguinte a ser apurada, após a escola do Marapé perder um décimo.
No quesito Comissão de Frente, a Unidos dos Morros perdeu mais um décimo e viu a Mocidade Amazonense assumir a liderança.
Já em Fantasias, a Amazonense perdeu a liderança, com a Unidos dos Morros reassumindo a ponta após quatro notas 10 dos jurados, no penúltimo quesito.
Em Alegorias e Adereços, o último quesito, a Unidos dos Morros chegou a perder um décimo, mas mesmo assim garantiu o título nos critérios de desempate.
Classificação final:
1º – Unidos dos Morros – 269,7
2º – União Imperial – 269,7
3º – Amazonense – 269,2
4º – Mocidade Independência – 269,0
5º – X-9 – 269,0
6º – Sangue Jovem – 268,4
7º – Real Mocidade – 267,8
8º – Unidos da Zona Noroeste – 267,7
9º – Brasil – 266,9
Desfile
A Unidos dos Morros desfilou, na madrugada de domingo (4), trazendo o enredo ‘Lá em Peruíbe, Reza A Lenda Que…”, contando as tradições da cultura indígena, ruínas em meio às paisagens, seres fantásticos, tesouros e até discos voadores.
Impressionando desde a comissão de frente, a Unidos dos Morros também trouxe o seu carro abre-alas levantando a torcida da escola nas arquibancadas.
A Unidos dos Morros trouxe 1,1 mil componentes, divididos em 12 alas e três carros alegóricos.