22/01/2015

Em 2010, Arena Santos é inaugurada e se torna referência de eventos na Cidade

Por Juan Reol/#Santaportal em 22/01/2015 às 23:09

RETROSPECTIVA 18 ANOS – De 26 de janeiro de 1997 até esta quinta-feira (22), são quase 18 anos completos do Sistema Santa Cecília de Comunicação levando aos nove municípios da Baixada Santista a maior, melhor e mais completa cobertura jornalística da região. E não apenas informação, mas também muito entretenimento, principalmente na 107,7 Santa Cecília FM. E quem deixa o litoral paulista para enfrentar o “mundo”, não se afasta de suas origens, já que o #Santaportal, “filho mais novo” do Sistema, disponibiliza, em tempo real, a programação tanto a Santa Cecília TVcomo da rádio. Não poderia ser melhor.

E para celebrar o aniversário de 18 anos do Sistema Santa Cecília de Comunicação, o #Santaportal publica, desde o dia 9 de janeiro, uma série de textos especiais lembrando os principais fatos da região metropolitana. Dia a dia, ano a ano, o portal de notícias ativou na memória dos “caiçaras” notícias trágicas, como o acidente após o show do Raimundos, em 1997, como alegres, quando da volta do bonde às ruas do Centro Histórico, em 2000.

E no texto de quinta-feira (22) do #Retrospectiva18Anos, quando o portal volta para 2010, destacamos a inauguração, em 27 de outubro, da moderníssima Arena Santos, no bairro Vila Mathias, que mudou de vez a forma de se encarar esporte, que não seja o futebol profissional do Santos Futebol Clube-SP, em Santos (SP).

E o dia da entrega da Arena Santos aos moradores da cidade não poderia acontecer em melhor ocasião. Em 2010, o município santista sediou o 74º Jogos Abertos do Interior, sendo o dia 27 de outubro a abertura oficial do evento esportivo. Era a oitava vez que Santos recebia os Jogos e, pela primeira vez, algo tão grandioso fora construído. As outras participações como “organizadora” aconteceram em 1946, 1948, 1951, 1965, 1987, 2000 e 2003.

O prefeito na ocasião era João Paulo Tavares Papa, grande incentivador do esporte na cidade. Ficou a cargo do santista Rogério Sampaio, medalha de ouro no Judô nos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona, na Espanha, a honra de acender a pira olímpica. O evento aconteceu de 4 a 14 de novembro de 2010.

A comunidade santista deu um show de animação na cerimônia de entrega. Milhares de pessoas, de acordo com a edição do Diário Oficial de 28 de outubro, prestigiaram a inauguração do maior e mais moderno complexo esportivo da cidade. As arquibancadas do ginásio podem receber até cinco mil espectadores.

Se a alegria do público deu o tom, dentro de quadra não foi diferente. Crianças e jovens atletas demonstravam seu talento na ginástica artística, futebol de salão, ciclismo, basquete, dança de rua e capoeira. Eles, que vão poder depois aproveitar o espaço multiuso para treinamento, manifestavam satisfação.

A quadra estava colorida pelos bambolês e cordas da ginástica, além das evoluções rápidas e precisas da turma do basquete de rua da Cufa (Central Única de Favelas). Como convidados ícones da história do esporte nacional como Coutinho, Pepe, Zito e Clodoaldo, do Santos FC-SP, como também os medalhistas do judô Rogério Sampaio, Leandro Guilheiro, Danielle Zangrando e Priscila Marques.

O autor do projeto da Arena Santos foi o arquiteto Aguinaldo Secco Júnior. De acordo com ele, o equipamento foi concebido dentro das normas internacionais do esporte, podendo receber desde competições de vôlei e basquete até campeonatos de ginástica artística e judô. Iluminação e ventilação naturais, além de cobertura com proteção termo-acústica foram priorizadas pelo programa arquitetônico.

Compacto e funcional, o prédio do bairro da Vila Mathias está situado na rua Rangel Pestana entre as avenidas Ana Costa Waldemar Leão. No nível térreo ficam a guarita envidraçada e as entradas para o estacionamento de 3.260 m2 com 120 vagas, das quais 20 se destinam a motocicletas. Ele corresponde a 3.260 m2 do total de 11.028 m2 de área construída que a obra apresenta. Externamente há outros dois, reservados para ônibus das equipes e veículos da imprensa.

Em 2011 o Santos FC-SP montou uma equipe de futsal que contou com o craque Falcão. Utilizando a Arena Santos como sua casa, o “Peixe de Salão” encantou o Brasil e conquistou o até então inédito Campeonato Brasileiro de Futsal. Não houve um jogo em que os cinco mil lugares da arquibancada não estivessem ocupados. O craque Neymar, então ídolo do time “de campo”, assistia a maioria das partidas na arena.

Atualmente, além de eventos esportivos, eventos culturais são promovidos na Arena Santos. O mais famoso de todos é a tradicional Festa Inverno, que deixou definitivamente as areias da praia santista para ser organizada na estrutura montada na Vila Mathias.

Em 27 de outubro a equipe da Santa Cecília TVfez a cobertura jornalística da inauguração da Arena Santos e, mais uma vez, levou aos telespectadores, na edição do dia 28 do telejornal Caderno Regional, a notícias mais completa e apurada entre todas na região.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.