11/12/2018

Elenco da Briosa passa por avaliação física para sequência da pré-temporada

Por #Santaportal em 11/12/2018 às 22:04

BRIOSA – O elenco da Portuguesa Santista participou, na manhã desta terça-feira (11), de testes de avaliação física, como parte da preparação da equipe para a Série A-2 do Campeonato Paulista 2019.

Após serem divididos em grupos, os jogadores fizeram, um a um, saltos em uma plataforma, ligada a um computador, onde alguns itens foram medidos para analisar a condição física dos jogadores.

“Trouxemos uma tecnologia utilizada tanto em clubes do Brasil como do exterior. Recentemente, passei um período no Chelsea (Inglaterra) e notei que eles usam para avaliação não só no começo, mas também durante a temporada, como identificador de um possível risco de lesão. É a plataforma de força. Utilizamos testes de salto vertical, um protocolo específico de salto, que é um gestual que simula bastante o esporte do futebol, ou seja, atividades que requerem esse tipo de movimento, que é a cadeia cinética fechada. Também avaliar força e potência muscular. Tem ainda a finalidade de identificar assimetrias musculares, e esses dados nos ajudam muito na prevenção de lesão e melhora do desempenho através de um acompanhamento contínuo”, explicou o fisioterapeuta Tom Pierin (foto abaixo), da Pierin Fisio, um dos profissionais que realizaram as avaliações.

O fisioterapeuta observa que o grupo da Briosa é bastante heterogêneo sob vários aspectos, em especial o físico, e isso deve ser levado em consideração. “São atletas de idades diferentes, em momentos da carreira distintos, alguns que vinham em período de férias prolongado e outros que estavam treinando com outros clubes. É importante que tenhamos essas informações para correlacionarmos com as avaliações de hoje. Não podemos nos basear apenas em números, precisamos ter o feeling de conhecer a característica de cada um, histórico de lesões e outras coisas”, argumentou Pierin.

O atacante Rodriguinho, que sofreu com lesões ao longo da temporada, foi destacado pelo analista, assim como o lateral-direito Rafael Ferro. “O Rodriguinho vinha fazendo um trabalho. O Rafael também, mais experiente, é outro que se cuida. Eles conhecem os atalhos do campo, sabem o momento de tirar o pé e de dar o máximo. Porque o atleta que se conhece, conhece o seu corpo e diminui em muito o risco de lesão”, sinalizou Pierin.

Para o técnico Sérgio Guedes, o momento é importante na preparação para a A-2. “É o momento mais difícil. Porque você trabalha com formação, com escolhas, equilíbrio muscular, recebe jogadores em boas condições físicas e outros nem tanto. Requer um cuidado para que você não tenha lesão. Momento que estressa, que mais trabalho dá, porque você tem que necessariamente, para colher lá na frente, cuidar da estrutura plantada agora”, destacou.

A Portuguesa Santista estreia na Série A-2 do Paulista no dia 20 de janeiro, contra o Nacional, em Ulrico Mursa.

* Colaboração de Ted Sartori e Anderson Firmino

noticia20181211325875.jpg
Luigi Bongiovanni/Só Esportes

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.