06/10/2020

Eleitores poderão justificar ausência em pleito por aplicativo do TSE

Por #Santaportal em 06/10/2020 às 12:13

JUSTIFICATIVA – Eleitores que não puderem comparecer nos pleitos de 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno) poderão justificar a ausência em seus smartphones e tablets, por meio da nova versão do aplicativo e-Título, atualizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última quarta-feira (30). O aplicativo, lançado em 2017, substitui a apresentação do título de eleitor e oferece demais ferramentas aos cidadãos.

Para justificar a ausência, o eleitor precisa selecionar o turno, apresentar os motivos e indicar seu e-mail. Nas eleições presidenciais, em 2018, 29,9 milhões não votaram no primeiro turno, e 31,3 milhões, no segundo. A justificativa pode ser realizada até 60 dias após cada votação.

O e-Título também permite gerar certidões de quitação eleitoral e de que não se responde a crimes eleitorais, além de fazer a autenticação de documentos da Justiça Eleitoral.

Por enquanto, o aplicativo somente aceitará as justificativas depois da votação, como já é feito no Portal do TSE na internet. Mas a Justiça Eleitoral já prepara o lançamento da versão 2.2 do e-Título, que permitirá a justificativa nos dias de eleição. Essa nova funcionalidade, que ainda não tem data para ser lançada, funcionará apenas nos dias e horários de votação.

O aplicativo é gratuito e tem versões compatíveis com os sistemas operacionais iOs e Android. Para baixá-lo, basta procurá-lo na loja de aplicativos do seu dispositivo móvel ou acessar o hotsite do título de eleitor no Portal do TSE.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.