14/10/2022

Vale assistir! Eleita, com Clarice Falcão, em destaque na Prime Video

Por Renan Pablo / Santa Portal em 14/10/2022 às 09:45

Reprodução/Amazon Prime Video
Reprodução/Amazon Prime Video

Das mentes da atriz, humorista e cantora Clarice Falcão e de seu fiel amigo Célio Porto, Eleita, nova série da Amazon Prime Video, conta a história de uma influenciadora que, por piada, decide virar a nova governadora do Rio de Janeiro. Fefê Pessoa, a Gov, é uma jovem baladeira e sem quaisquer pretensões de tomar para si as responsabilidades que o cargo, por ela eleita, necessita.

Em um cenário distópico de um Rio de Janeiro endividado, com um sistema político dividido e sem a presença de uma imprensa atuante, a personagem vive uma jornada pessoal de amadurecimento e crescimento pessoal. Mais do que uma sátira política, Eleita fala de relacionamentos e responsabilidades de forma bem humorada com o humor constrangedor das sitcoms americanas como The Office e Brooklyn Nine-Nine.

Vindo em um momento oportuno, na semana após o primeiro turno, a série traz um elenco de peso, com personalidades do mundo da internet e cenários característicos do Rio. O Palácio das Laranjeiras e a Cafeteria Colombo são alguns das principais locações presentes na série.

Fefê decide tomar o posto em meio a um embate pessoal entre compreender sua incapacidade para lidar com os problemas herdados pela sua gestão e administrar a sua relação com seus amigos. Para auxiliar a governadora, Netinho (Diogo Vilela), um assessor que vem de família tradicional no mundo político, costura alianças e procura direcionar as posturas e decisões tomadas pela governadora.

No decorrer da série é possível notar alusões às falas e referências a situações e políticos brasileiros, trazendo um grande fator de identificação em quem assiste. A procura dos atores em representar o surrealismo da política brasileira é um dos pontos chave da produção, agregando até mesmo inspirações na CPI da Covid, ocorrida em 2021.

“Ele (Diogo Vilela) veio com uma experiência de um ator da comédia. Ele começou a vir com a situação da CPI, estávamos no auge da CPI, e ele ficava observando os trejeitos dos senadores, fazendo imitações, inclusive do Renan Calheiros”, explica a diretora Carolina Jabor.

Em outros núcleos, Tereza (Polly Marinho) representa o papel social das cotas no mundo político. Fazendo participações na cobrança por uma postura mais séria do governo, a secretária, junto do primeiro-cavalheiro André (Rafael Delgado), traz uma crítica da participação negra nos espaços políticos, por vezes utilizadas pelos partidos como uma oportunidade para a angariação de apoio e verba.

Também é abordada a pauta ambiental, com referências ao ativismo ambiental jovem de Greta Thunberg. Na série, um dos principais problemas enfrentados por Fefê é o déficit negativo das contas do governo. Ao ter que escolher a destinação do orçamento advento da venda de postos de petróleo, a Gov compra briga com um grupo de jovens ambientalistas, idosos e a população de Nova Iguaçu.

Eleita brinca de forma sátira com diversas situações políticas, mas consegue levar o espectador a refletir sobre a postura tomada por certos membros dessa classe e a situação atual. A série traz questões complexas do mundo político e busca abordar temas importantes de forma mais compreensível a todos.

“A comédia é o gênero mais sofisticados que existe, e facilita falar de temas polêmicos e difíceis que normalmente você não quer encarar de uma maneira menos dramática”, esclarece a Head Line de Conteúdo Original Brasileiro, Malu Miranda.

Eleita está disponível na plataforma de streaming Amazon Prime Video.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.