Eleições do Santos: Conheça as propostas de Ricardo Agostinho, da chapa 3

Por Rodrigo Martins e *Fernanda Paes em 10/12/2020 às 21:26

ELEIÇÕES SFC – O #Santaportal  mantém a tradição democrática do Sistema Santa Cecília de Comunicação e traz entrevistas exclusivas com os candidatos à presidência do Santos Futebol Clube. Ricardo Agostinho é o representante da chapa 3 (Transforma, Santos) e, nesta entrevista, você poderá ver o que pensa e quais os projetos do candidato para o futuro do Peixe. A eleição está marcada para o próximo sábado (12).

Confira a entrevista na íntegra:
#Santaportal: O Santos vive um caos administrativo e financeiro. Quais as suas propostas para arrumar a casa e resolver os problemas administrativos do clube? 

Ricardo Agostinho: O Santos precisa antes de mais nada de credibilidade. Junto do Álvaro Simões, que vai ser o nosso gestor na área de finanças, chamar os fornecedores e mostrar o que nós vamos fazer, os programas que nós vamos fazer para o clube, um plano de sócios mais robusto, que arrecade mais, licenciamento em material esportivo, etc. Fazer pagamentos, parcelar dívidas, pegar esse montante e alinhar esse perfil para começar a pagar. Depois de dois, três meses, o mercado vai ver a sinalização positiva do clube, credibilidade voltando vamos ter tranquilidade para começar a colocar a casa em ordem.

Além de resolver a situação administrativa, o torcedor também espera um time forte dentro de campo. Quais os seus planos para o futebol do clube? Como equilibrar finanças e manter um time forte?

RA: Não vamos gastar bobagem, não vamos gastar com jogador de 35, 40 anos. Não vamos trazer Cueva, Bryan Ruiz e nem Uribe. Nós vamos trazer jovens revelações de outros clubes, que vão se juntar com a nossa base e essa mescla vai resultar em time sempre competitivo, como foi em 2011, 2002, 1995, a grande maioria de jovens da base e a vinda de jovens talentosos. Eles fazem um time forte, ganham e depois são bem vendidos. Junto com isso, um plano de sócios robusto, com dinheiro entrando, vamos conseguir equilibrar as finanças e passar o clube em uma situação melhor para a próxima gestão.

Qual a sua proposta para o departamento de base do Santos FC?

RA: A nossa base tem que ser refeita, temos o plano de trazer a base para o CT Rei Pelé. Queremos colocar o profissional em um CT novo, em São Vicente ou Praia Grande, já estamos pesquisando locais, etc. Pegando essa molecada e deixando perto da gente, chegando e dando uma atenção para todo menino que chega no clube, explicando que o passe é do Santos. Ele vai ter uma participação. Mas o principal é que o garoto possa se desenvolver, investir nesse profissional, ele vai se tornar um grande cidadão, um grande santista e um profissional de futebol. O Santos tem que ter 70, 80% desse valor e nada mais justo que o empresário entenda isso. Se o empresário não entender, infelizmente vai ter que levar o jogador para outro lugar, mas nós não vamos ser barriga de aluguel mais. Isso faz o Santos forte e ganhador.

Como a sua gestão irá trabalhar a questão do futebol feminino do clube? Qual o projeto para as Sereias da Vila?

RA: O time feminino, onde treina no CT Meninos da Vila, nós vamos renomear aquela estrutura como Sereias da Vila. Trabalhar junto com uma comunidade que é muito legal que mora ali, que apoia o Santos, vamos colocar um time de base sub-11, sub-13, sub-15, assim como acontece no masculino. Vamos tratar igual ao futebol profissional. Tem que ser uma base de negócios do Santos. Vamos pegar essas meninas que moram aqui na Baixada Santista e trazer desde cedo para o clube, fazer cidadãs, jogadoras de futebol e santistas. E assim, da mesma forma que acontece no masculino, podemos trazer jogadoras de um peso maior, como a Cristiane, a Sole Jaimes, mas vamos primar por ter uma base muito forte, assim como acontece no masculino.

Sobre a estrutura do clube, o candidato é a favor do projeto da nova Vila Belmiro? Qual a sua ideia a respeito desse projeto?

RA: Sou totalmente a favor desse projeto, mas ainda temos alguns pontos que precisam ser discutidos, como precificação de ingresso, a questão das cativas que a gente tem que conservar, os direitos adquiridos dos sócios. Vamos trabalhar isso com muita clareza nos próximos dias, assim que a gente assumir vamos procurar a W Torre e vamos conversar para chegar a um bom termo.

Dê um recado ao associado antes da eleição e diga o que ele pode esperar da sua gestão?

RA: O associado pode esperar muito trabalho, muita transformação. A chapa 3 está empenhada em transformar o Santos, com grandes executivos que a gente traz do mercado mundial. Temos um grupo muito forte, com mais de 16 grandes cabeças e empenhadas em fazer coisas boas pelo clube. São grandes santistas, que nunca se preocuparam em fazer parte da vida política do clube, mas que nesse momento resolveram arregaçar as mangas, dedicar tempo e largar tudo para trabalhar firme pelo Santos. Esse grupo, junto com os oito milhões de santistas, vai mudar a face do Santos. Nós vamos entregar o Santos muito melhor para a próxima gestão, depois de três anos de muito trabalho.

* Fernanda Paes colaborou sob a supervisão de Rodrigo Martins

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.