EcoRodovias planeja implantar sistema free flow para garantir mais fluidez nas rodovias

Por Rodrigo Martins em 09/05/2022 às 16:04

Rodrigo Martins/Santa Portal
Rodrigo Martins/Santa Portal

O diretor de Tecnologia Corporativa da EcoRodovias, Afrânio Lamy Spolador Júnior, falou durante a sua palestra no painel “EcoRodovias: Novas tecnologias na gestão de sistemas rodoviários”, no Seminário Brasil-França, realizado no auditório do Bloco E da Unisanta, que o sistema free flow será implantado e deve trazer uma maior fluidez para o tráfego de veículos das rodovias administradas pela empresa.

“Com o free flow, a gente passa a ter tarifa dinâmica, com maior segurança e fluidez. Tendo uma viagem mais fluída, consequente ganhamos em conforto, segurança e contribuímos com a emissão de menos poluentes. Você vai passando, vai sendo cobrada tarifa de pedágio. O usuário pode passar por ali ou não”, explicou Afrãnio.

O sistema free flow, bastante utilizado nos Estados Unidos, já foi regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). No entanto, ainda serão estabelecidos os meios técnicos, de uso obrigatório, que vão garantir a identificação dos automóveis que transitarem por rodovias e vias urbanas com cobrança de uso pelo sistema de livre passagem.

A EcoRodovias, porém, já está em ambiente de testes para aplicar esse novo modelo. “Temos um piloto em desenvolvimento, estamos com boa precisão em cima dele. Está na Ecopistas, no ambiente regulatório nosso. Mas é importante destacar que o Brasil tem vantagens grandes, temos padronização da tecnologia de cobrança automática. Você consegue fazer viagem pelo Brasil todo sem precisar trocar de operadora. Isso facilita a identificação do veículo. Conseguimos ter acesso as características do bom veículo. É fundamental termos uma única base com veículos cadastrados, isso dá uma base importante e boa para mantermos esse modelo funcionando.

Questionado se esse sistema poderia contribuir para agilizar a chegada de veículos ao Porto de Santos, o diretor da EcoRodovias ressalta que isso não depende apenas do trabalho da concessionária. “Sobre o terminal portuário, estamos procurando melhorar a fluidez desde o agendamento. Se a cadeia inteira não estiver envolvida, só o pátio e o Porto de Santos não serão suficientes. Temos que ter essa viagem mais fluída e organizada, esse é um grande desafio que teremos de vencer em conjunto., através do plano de gestão integrada da rodovia”, concluiu.

Seminário Brasil-França

O Seminário Brasil-França ocorre nesta segunda-feira e terça (10), no auditório principal da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos. 

O encontro reunirá especialistas brasileiros e franceses das principais universidades dos dois países que apresentarão pesquisas e estudos com as potencialidades e alternativas para a ligação entra a Capital e o maior porto da América Latina, bem como os caminhos para o transporte de carga nas próximas décadas e as questões de sustentabilidade envolvidas.

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