Dupla destaca 'instinto' após salvar idoso que caiu em canal de Santos: "Trabalho em equipe"
Por Santa Portal em 08/08/2025 às 05:00
Dois homens ajudaram a salvar um idoso que caiu no canal 3, em Santos, no litoral de São Paulo, na manhã da última quarta-feira (6). Com a ajuda de um outro rapaz, o trio conseguiu resgatar o idoso, que teve apenas ferimentos leves.
O incidente ocorreu no cruzamento da Avenida Washington Luís com a Rua Minas Gerais. De acordo com testemunhas, o idoso estaria de pé sobre a mureta do canal quando escorregou e caiu na água. Dois motociclistas que passavam pelo local no momento em que o homem caiu ajudaram a resgatá-lo.
Idoso cai no Canal 3 durante chuva e é resgatado por motociclistas
— #Santaportal (@Santaportal1) August 6, 2025
Reprodução/Redes sociais pic.twitter.com/mYenA7NadT
O personal trainer Fábio Caracciolo Rodrigues, que já trabalhou como guarda-vidas, foi o primeiro a chegar ao local para ajudar o idoso. Ele estava indo de moto para o trabalho quando presenciou a vítima caindo no canal.
“Na hora ali, no instinto, eu dei uma analisada de risco e achei que a correnteza poderia arrastá-lo para debaixo da ponte. Então vim correndo, usei a plataforma para chegar até o senhor e consegui agarrá-lo”, explicou Caracciolo, em entrevista à Santa Cecília TV.
O bombeiro marítimo Jefferson Lelis também se dirigia ao trabalho quando notou que o idoso estava em perigo e resolveu parar para auxiliar no resgate.
“Estava indo para o serviço, momento que aqui estava com muito alagamento. Eu estava aguardando os níveis de água abaixarem. De imediato tinham dois rapazes do outro lado que também subiram no cano, momento que vi e corri, subi pelo outro cano. Caso ele (idoso) viesse a se soltar eu estava ali atrás para segurar. Conseguimos transpor a perna dele por cima do cano e tirá-lo para fora, em lugar seguro”, disse.
Segundo Lelis, toda a atenção era necessária naquele momento para que o idoso fosse retirado com segurança do canal. “Por ser um idoso você não pode colocar de qualquer jeito, poderia ocasionar a quebra de algum membro, alguma coisa assim e poderia piorar a situação. Por isso gostaria de agradecer também ao outro rapaz, que eu não sei o nome ainda, que também ajudou bastante e foi essencial”, afirmou.
Para Caracciolo, o esforço de todos os envolvidos no resgate foi fundamental para que o idoso tenha sido salvo. “Foi um trabalho em equipe, eu consegui chegar um pouco mais próximo, consegui segurar o senhor, o Jefferson e o outro rapaz também conseguiram chegar bem rápido ali na situação. Conseguiram me dar um apoio a mais, uma firmeza a mais para ter essa alavanca para tirar o senhor da água”, concluiu.