06/01/2018

Duas mortes por febre amarela são confirmadas em São Paulo

Por #Santaportal em 06/01/2018 às 11:17

SAÚDE – Três casos de pessoas infectadas por febre amarela foram confirmados pela Secretaria de Saúde de São Paulo ontem (5), sendo dois óbitos. Uma mulher de 27 anos está internada em coma no Hospital das Clínicas, segundo a assessoria do hospital.

Segundo Marcos Boulos, coordenador do Controle de Doenças, os infectados provavelmente contraíram a doença em Mairiporã, cidade a cerca de 40 km de São Paulo, durante as festas de fim de ano.

Outros três casos estão sendo investigados. As duas mortes, são as primeiras por febre amarelaregistradas na Grande São Paulo desde que começou a série de mortes de macacos pela doença no ano passado.

A cidade de Mairiporã está com uma campanha intensa de vacinação, 90% dos moradores já estão imunizados. Mais de 30 macacos foram encontrados mortos na região por causa da febre amarela.

Febre Amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A infecção pode ser categorizada de duas formas: febre amarela urbana, quando é transmitida pelo Aedes aegypti; ou febre amarela silvestre, quando transmitida pelo Haemagogus e Sabethe.

Sintomas de Febre amarela
Muitas pessoas que contraem a febre amarela não apresentam sintomas, e quando os apresentam, os mais comuns são:
– Febre
– Dores musculares em todo o corpo, principalmente nas costas
– Dor de cabeça
– Perda de apetite
– Náuseas e vômito
– Olhos, face ou língua avermelhada
– Fotofobia
– Fadiga e fraqueza

Os sintomas nesta fase aguda da doença costumam durar entre três e quatro dias e passam sozinhos. No entanto, uma pequena porcentagem de pessoas pode desenvolver sintomas mais graves cerca de 24 horas após a recuperação dos sintomas mais simples. Nesta fase chamada de tóxica, o vírus pode atingir diversos órgãos e sistemas, mas principalmente o fígado e rins. Os sintomas dessa fase são:

– Retorno da febre alta
– Icterícia, devido ao dano que o vírus causa no fígado
– Urina escura
– Dores abdominais
– Sangramentos na boca, nariz, olhos ou estômago.
– Em casos mais graves o paciente pode apresentar delírios, convulsões e até entrar em coma.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.