Dois terminais em Santos serão fiscalizados no primeiro dia da operação

Por #Santaportal em 21/09/2020 às 09:54

PORTO DE SANTOS – Dois terminais em Santos devem ser vistoriados nesta segunda-feira (21), quando se inicia a primeira etapa da Operação Relíqua, varredura que tem como objetivo identificar cargas de produtos perigosos abandonadas. A expectativa é de que durante a operação, mais de 50 armazéns portuários sejam fiscalizados no cais santista. Indústrias de Cubatão também serão vistoriadas.

Além do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), a Autoridade Portuária de Santos, a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), a Receita Federal, as polícias Federal e Militar, o Exército, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq, o órgão regulador do setor), a Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), a Agência Nacional de Transportes Terrestres e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) vão participar da operação.

Segundo a agente ambiental federal Ana Angélica Alabarce, que coordena a operação inédita no Porto de Santos, as vistorias não terão caráter punitivo. ?É mais no sentido de conhecermos, de visitar todos esses terminais, para saber quais as condições que se apresentam e orientar no tiver que ser realizado?, afirma.

De acordo com a agente ambiental, a operação é uma resposta à sociedade após a explosão na região portuária de Beirute, no início de agosto. A explosão provocou tremores comparados a um terremoto de magnitude 3,3 na escala Richter. O número de mortos passou de 170. Mais de 6 mil pessoas ficaram feridas na capital do Líbano.

?Todos ficaram muito apreensivos, mas não precisam ficar em alerta, porque o Porto de Santos é muito bem vistoriado, tanto pelo SPA, pela Receita Federal, como pelo próprio Exército. É um trabalho que já vem sendo realizado com segurança. Só que agora, nós queremos fazer esse diagnóstico porque o que nós vemos, a gente conhece. Agora as cargas que a gente não conhece, que possam estar ali abandonadas, é que serão avaliados nessa operação?.

As causas da explosão em Beirute ainda não foram confirmadas. A suspeita é de que 2.750 toneladas de nitrato de amônio estavam armazenadas de maneira incorreta há anos na região portuária da capital libanesa.

Na Baixada Santista, a movimentação e a armazenagem de nitrato de amônio ocorre no Terminal Marítimo do Guarujá (Termag), na Margem Esquerda do Porto (Guarujá). Na Margem Direita (Santos), não há armazenamento e, quando há operação deste produto, ela é feita com descarga direta para caminhões (que deixam a zona portuária de imediato). No ano passado, mais de 2,2 milhões de toneladas de fertilizantes foram desembarcadas no complexo.

Como o nitrato de amônio é produzido em Cubatão, no Complexo Industrial da Yara, a instalação também será vistoriada pela Operação Relíquia. A empresa, especializada em fertilizantes agrícolas, atua em escala global na produção, mistura, armazenamento e distribuição do insumo a partir da cidade.

As vistorias no Porto de Santos deverão ser, posteriormente, replicadas em outros portos do Brasil.

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