Santos estreia documentário que conta história do título brasileiro de 2002

Por Guilherme Esron em 23/12/2022 às 11:28

Em noite de gala e com direito a tapete vermelho, o Santos lançou o documentário 2002 – Uma história Marcante, na noite de quinta-feira (22), no Cine Roxy, no Gonzaga. Jogadores do elenco campeão, ídolos eternos e muitos torcedores marcaram presença no cinema para conferir a estreia. Marcelo Teixeira, Elano, Alberto e Paulo Almeida representaram o elenco campeão.

Cartaz do Documentário. Foto: Guilherme Esron/Santa Portal

O documentário conta bastidores da conquista que tirou o Peixe de uma fila de 18 anos sem títulos expressivos. O título do Campeonato Brasileiro de 2002 resgatou o orgulho do torcedor, e para muitos, esta é a melhor lembrança que eles têm. 

O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, foi o primeiro a chegar para a sessão. Logo na chegada, foi recebido pelos torcedores presentes, com muita festa. Em entrevista ao Santa Portal, Teixeira relembrou momentos da conquista e disse que nem parecem 20 anos. Para ele parece apenas alguns dias de tão vivas que são essas memórias.

“Cada dia que passa e que a gente lembra desses momentos, são momentos a serem comemorados. Não parecem 20 anos, parecem alguns dias, porque a emoção parece que fica maior até, de lembrar de antes, do durante e do depois. Não apenas de 2002, mas da angústia, da aflição, do desespero do torcedor de não ter um título e finalmente encontrar um momento único, frente a um arquirrival. Digno mesmo de um retorno a altura das tradições do Santos” 

Marcelo Teixeira
Marcelo Teixeira, Presidente do Santos em 2002. Foto: Rodrigo Cirilo/Santa Portal

Ainda no tapete vermelho, o presidente afirmou que foi um título divisor de águas e resumiu todo o sentimento em uma única frase: “Um orgulho que nem todos podem ter”. 

Quem também marcou presença no espaço foi Elano. Um dos grandes nomes daquela geração, o ex-jogador do Santos falou da sensação de estar em uma tela de cinema e dedicou o título a todos da cidade de Santos.

“Não é o nosso forte né, mas se nós estamos aí hoje é porque tudo deu certo. Isso é mérito de todos, e quando digo todos, eu falo da cidade, no geral. Quando falo da conquista de 2002, coloco todo mundo que vestiu essa camisa e que torce pelo Santos Futebol Clube“.

Elano, ex-jogador
Elano, ex-jogador do Santos. Foto: Rodrigo Cirilo/Santa Portal

Antes da sessão, a equipe da SantosTV promoveu um bate papo entre os jogadores. Uma resenha bem humorada, com muitas histórias de bastidores e piadas entre os ex-companheiros animou e serviu como um esquenta antes do documentário. 

O zagueiro Maicon, do atual elenco do Santos, também esteve no cinema e disse que é um privilégio poder estar no mesmo lugar que Elano e Paulo Almeida, e que assim como eles, deseja marcar o seu nome na história do clube. 

Maicon ainda falou que lembra como se fosse hoje daquele título. “Marcou toda uma geração, não só de santistas, mas do Brasil inteiro”. 

Durante todo o documentário, os torcedores reviveram os momentos marcantes da conquista, tanto os tristes, quanto os felizes. Eles vibravam a cada gol santista e no final não teve jeito. A sala do cinema se transformou na Vila Belmiro: a torcida festejou mais uma vez o título de 2002 cantando e vibrando com o Santos. 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.