Diversão e economia criativa marcam aniversário da FeirArte em Santos
Por Santa Portal em 03/11/2024 às 07:00
Conhecida como a feirinha de Santos, a FeirArte celebra, neste mês, os aniversários de 54 anos (edição do Boqueirão) e 37 anos (Aparecida) com uma programação especial para homenagear a feira pioneira em economia criativa do Brasil.
Durante a tarde de sábado (2), na orla do Boqueirão, além das mais de 60 barracas disponíveis com bijuterias, roupas e artesanatos, a celebração foi marcada por um ensaio fotográfico e o lançamento da coleção de roupas de Bene Lima. A programação prossegue neste domingo (3), na Praça Caio Ribeiro, em frente ao Sesc, na Aparecida, que terá às 19h a apresentação circense ‘Beringela, a Grande’. A programação de aniversários das duas feiras segue nos outros finais de semana do mês (confira no card abaixo).
Neste sábado, quem aproveitou o clima de festa no Boqueirão foi a comerciante Rosana Dias. Proprietária de uma marca de biquinis, lançou a coleção “Tal mãe, tal filhos”, com peças adultas que vão do P ao GG, além de infantis dos 2 ao 8 anos. “Sou recém-chegada à feira, estou aqui desde junho. Lancei uma nova coleção e quero aproveitar o aniversário para apresentar as peças ao público. É uma feira tradicional da nossa cidade e que tem um público fiel”, salientou a comerciante, que utiliza a técnica milenar de macramê (tecelagem manual) em suas mais de 300 peças.
Visitante assídua da feira, a pedagoga Gabriela Dias participou da festa com seus sobrinhos, Helena e Lucca, e parabenizou a FeirArte por mais um aniversário. “Frequento desde a minha adolescência. Fico feliz por fazer parte dessa história e contribuir de alguma forma com um evento tão tradicional na Cidade”, disse a moradora da Vila Belmiro.
Quem também prestigiou a feira foi a psicóloga Carla Silveira. Natural de São Paulo, costuma vir a Santos duas vezes ao mês para visitar familiares. E, sempre que possível, passeia pelas barraquinhas do Boqueirão. “Descobri hoje que era aniversário da feira. Adoro esse lugar e costumo levar presentes daqui. Gosto de comprar colares, anéis e uns pijamas que só encontro aqui”, destacou a turista.
História
Antiga ‘Feirinha Hippie’ do Boqueirão, iniciada no final de 1970 com 15 artesãos, o evento no calçadão da praia comercializava brincos, colares, pulseiras, anéis e artesanato em geral. Aos poucos foi evoluindo e, 17 anos depois, ganhou a edição da Aparecida.
Atualmente são 63 barracas montadas aos sábados e 80 aos domingos com artesanato, bijuterias, roupas, sapatos, bolsas e artigos esotéricos, além de praça de alimentação. As feiras santistas funcionam das 14h às 22h.