03/08/2023

Dicas para viajar à Europa sem gastar muito: aproveite o velho continente com economia

Por Folha Press em 03/08/2023 às 16:06

Foto: Canva
Foto: Canva

Uma viagem internacional deve ser muito bem planejada, principalmente em relação aos custos. Mesmo destinos famosos podem ser econômicos com algumas estratégias. Por exemplo, é possível viajar para Europa sem gastar muito.

De fato, a nossa moeda possui menor valor que o Euro ou outras moedas do continente europeu, o que pode tornar a viagem mais cara se você não fizer um bom controle de orçamento.

Embora possa parecer um custo alto para esse tipo de viagem, existem algumas dicas de como viajar para a Europa sem gastar muito.

Confira toda a documentação

A dica mais valiosa para começar a sua viagem é preparar toda a documentação. Já imaginou o transtorno que seria planejar tudo e, na hora, não poder embarcar por que faltou documento?

Atualmente a principal exigência é que o turista tenha passaporte válido por 6 meses da data de retorno ao país de origem. 

No entanto, a partir de 2024 será necessário emitir o Formulário ETIAS. Esse documento será uma exigência para todos os turistas que vêm de países em que não há exigência de visto para a entrada no Espaço Schengen – incluindo os brasileiros.

Visando manter a segurança e controle fronteiriço, você poderá solicitar e emitir o ETIAS inteiramente pela internet. E, será necessário pagar uma pequena taxa.

Além disso, é sempre recomendável ter em mãos a passagem de volta, comprovantes financeiros, de estadia e seguro-viagem.

Viaje na baixa temporada

Como acontece em qualquer lugar do mundo, o período de férias ou feriados são considerados de alta temporada. Falando sobre a Europa, a temporada mais requisitada são os feriados e as estações mais quentes: primavera e verão.

Para viajar a Europa sem gastar muito é recomendado programar a visita na baixa temporada: entre outubro e novembro, e janeiro a maio – exceto feriados. 

Além de melhores preços em hotéis e transporte, os pontos turísticos estão vazios, garantindo que você aproveite melhor o passeio.

Aproveite as opções de transporte

O continente tem inúmeras possibilidades de meios de transporte para aproveitar. Indiscutivelmente o transporte público local é uma das melhores e mais baratas formas de se deslocar entre pontos turísticos.

Mas, pela proximidade entre os países, é muito fácil realizar uma viagem curta gastando pouco ao comprar passagens de companhias low cost

Com essas companhias é possível viajar pela Europa sem gastar muito, transitando de um país para outro gastando apenas 10 euros na passagem.

Os trens representam outro meio de transporte que vale a pena considerar para economizar. Quem se planeja garante sua reserva com preço mais acessível. E, assim como algumas rotas de ônibus, é possível viajar durante a noite, economizando um pernoite no hotel.

Dê preferência para viajar apenas com bagagem de mão

A grande maioria das companhias aéreas cobram uma taxa extra pela bagagem despachada. É o caso dos voos domésticos na Europa, em que a regra de taxas extras é aplicada para qualquer tipo de companhia aérea.

Infelizmente, a cobrança de despacho é bastante alta. Então, a melhor alternativa é optar por viajar apenas com uma bagagem de mão. 

Essa alternativa é válida para quem quer ir à Europa sem gastar muito, podendo aproveitar as promoções das low cost.

Além da economia, a praticidade em estar apenas com uma bagagem de mão, possibilita se deslocar entre aeroportos ou estações de trem usando o transporte público.

 Faça um walking tour

Ao invés de gastar enormes quantias contratando agências e guias de turismo, faça walking tours locais. No Velho Continente, a grande maioria das cidades possui passeios a pé gratuitos.

Como vantagem, além de ir à Europa sem gastar muito, é que os guias são locais e dão detalhes diferenciados sobre os pontos e a história local.

Há também a opção de escolher o idioma. Os guias são voluntários, e embora o passeio seja gratuito, é cortês oferecer uma gorjeta ao fim do tour.

Visite atrações gratuitas

Para aproveitar a Europa sem gastar muito, pesquise sobre as datas em que os museus e atrações são gratuitas. Em Paris, por exemplo, todo primeiro domingo do mês a entrada é gratuita em diversos museus.

Em Madri, após determinado período do dia, o acesso é liberado. Já em Londres, uma imensa variedade de museus tem entrada gratuita.

Outra questão é aproveitar e comprar as atrações em conjunto, para que o preço fique mais baixo. E aproveite os passes culturais, como o de Lisboa que é gratuito para jovens e aposentados.

 Atenção para a alimentação

Um dos grandes gastos em viagens é a alimentação. E, não é preciso deixar de comer bem para viajar a Europa sem gastar muito. O que é preciso, é de planejamento.

A primeira questão é não se alimentar próximo aos pontos turísticos. Geralmente, esses restaurantes oferecem baixa qualidade e preços exorbitantes.

Use aplicativos para consultar a opinião dos locais sobre os locais onde é possível comer barato e com qualidade.

O menu ou prato do dia, tendem a ser opções mais baratas, e podem incluir a refeição e uma bebida. Se puder, passe em um supermercado e faça as refeições em seu local de hospedagem.

Uma boa dica é sempre manter pequenos lanches na mochila. Dessa forma, você evita ficar com muita fome e tem tempo de chegar a um local mais vantajoso.

Uma experiência que não pesa no bolso

A verdade é que é possível viver uma experiência incrível na Europa, sem gastar tanto. Afinal, o que não falta pelo continente são opções para todos os bolsos: tanto no transporte, quanto na cultura e na alimentação.

Para garantir os melhores preços, não deixe de fazer pesquisas e otimizar o seu roteiro. Só assim, você vai viajar à Europa sem gastar muito, aproveitando o Velho Continente com economia!

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.