05/08/2024

Dia dos Pais deve ter aumento de 5% das vendas no comércio da região

Por Santa Portal em 05/08/2024 às 05:00

Arquivo/Divulgação Prefeitura de São Vicente
Arquivo/Divulgação Prefeitura de São Vicente

Mais uma data comemorativa está chegando e o comércio se mostra otimista. Depois do mês das férias, o Dia dos Pais é uma das datas que alavancam o comércio na região neste segundo semestre. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas Santos Praia (CDL Santos Praia), o movimento nos centros comerciais deve ser igual o do Dia das Mães e registrar um aumento de 5% nas vendas em relação ao ano passado.

Segundo o presidente da CDL Santos Praia, Nicolau Miguel Obeidi, as pessoas sempre deixam pra última hora porque fica mais perto das datas de pagamentos de salários. “Aquela tradicional correria já é bem conhecida. Entre os presentes mais escolhidos estão: roupas, calçados, perfumes, acessórios e produtos eletrônicos”, pontua.

E esse crescimento de fato, é uma tendência. De acordo com um levantamento feito em todas as capitais do Brasil pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, pelo menos 68% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano, ou seja, cerca de 110 milhões de pessoas.

Estas vendas devem movimentar em todo Brasil mais de R$ 25 bilhões no comércio. Tanto é que (32%) pretendem gastar mais que em 2023, (35%) o mesmo valor e (19%) querem gastar menos. Mas, poupar será um desafio, isso porque sete em cada dez consumidores (70%) acreditam que os produtos estão mais caros este ano. O valor médio dos presentes deve ser de R$ 230.

Para tentar economizar, a maioria dos consumidores (78%) pretendem pesquisar preços antes de fazer as compras do Dia dos Pais. A maioria utilizará sites ou aplicativos (65%), redes sociais (41%) e shopping (35%).

Lojas físicas serão os principais locais de compras

A maioria dos entrevistados (69%) pretende realizar suas compras nos canais físicos, principalmente em shoppings (28%), lojas de departamento (15%) e shopping populares (14%). Isso acaba tendo um reflexo por conta da nova taxação das compras internacionais, válida desde 01 de agosto.

Cerca de 40% pretende comprar pela internet, por aplicativos (71%), sites (59%) e Instagram (17%). Entre quem pretende comprar on-line, (57%) utilizarão os sites varejistas internacionais, (38%) de varejistas nacionais e (35%) vai investir na compra e venda de produtos novos ou usados.

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