Dia do Rock: Conheça dez bandas da Baixada Santista atuantes no cenário

Por Rodrigo Cirilo em 13/07/2023 às 06:00

Nesta quinta-feira (13) é celebrado o Dia Mundial do Rock, e a Baixada Santista, celeiro de grandes bandas, como Charlie Brown Jr., não poderia ficar de fora dessa. Pensando nisso, o Santa Portal preparou uma lista com dez bandas da região que movimentam o cenário musical.

Surra

Formada após o término das atividades do Like A Texas Murder, em 2012, a Surra é uma banda de estilo thrash punk em alta no cenário undergroud. Seu último EP Sempre Seremos Culpados é composto por um instrumental agressivo e repleto de críticas ao sistema, marca registrada da banda.

Após a grande repercussão do último ano, incluindo uma apresentação no Rock in Rio, a banda está iniciando as gravações de um novo álbum com nove faixas, sem nome revelado. O projeto deve ser lançando ainda neste ano, seguido de uma turnê em 2024.

Bayside Kings

A Bayside Kings lançará o single (Des)obedecer, em 28 de julho, essa será a primeira faixa do EP Dualidade, que marca a continuidade de Existência e Tempo, de 2021 e 2022, respectivamente. Aliás, essas foram as primeiras composições do quarteto em português, até então, todas as faixas eram em inglês. O objetivo da mudança foi levar a mensagem de resistência e autoconhecimento de uma forma ainda mais direta e clara.

Em atividade desde 2010, a banda “busca conectar pessoas, fazendo questionamentos internos e externos em forma de música rápida, melódica, agressiva e livre para todos”.

The Bombers

A banda surgiu no cenário musical independente de Santos em 1995. Na época, o hardcore estava em alta, entretanto, o The Bombers optou pelo punk rock e, mais tarde, adotou o ska e o rock n’ roll. Recentemente, o grupo recebeu um tributo de outras 19 bandas brasileiras, com o título Amor, Fúria & Amor.

No próximo mês, o The Bombers lança o álbum Alma em Desmanche, inteiramente cantado em português. O disco foi divulgado no ano passado em formato físico e agora chega ao streaming. A banda fez isso para valorizar a presença do público nos shows. Ou seja, quem fosse ao espetáculo, poderia comprar o CD e ouvir em casa. Um fato curioso é que o tributo traz algumas músicas do novo álbum.

Garage Fuzz

Com 32 anos de estrada, o Garage Fuzz é a banda mais antiga da lista. Em julho de 2021, o vocalista Alexandre Sesper deixou o GF para morar no exterior. No entanto, o substituto Victor Franciscon (ex-Bullet Bane) manteve a pegada antiga, impondo seu estilo e forma.

Em 27 de julho, a banda participará da programação do segundo Santos Criativa Rock, que acontece no Teatro Rosinha Mastrângelo, com entrada gratuita.

Hibalta

Única banda do Guarujá na lista, a Hibalta tem um estilo de pop rock com enfoque inovador, além de sons voltados ao rock alternativo. Como sinal de sua franca ascensão, o grupo realizou shows colaborativos com Lagum, Fresno e Maneva, por exemplo.

Formada em 2017, a banda é composta por Matheus Rosa (voz), Valdeir Nixdorf (guitarra), Jonathan Rodrigues (baixo) e Nicholas Perez (teclado). Em 7 de outubro, a Hibalta abrirá o show do NX Zero, que volta de hiato. Segundo os componentes, o evento representa um Sonho de Menino, faixa que o grupo tocava em seu início de carreira.

Zimbra

Com aparições no Lollapalooza e Rock in Rio, a Zimbra está em um processo de consolidação no cenário musical brasileiro. A banda de pop rock se inspira em diversos artistas nacionais e internacionais, indo de nomes como Tim Maia até Jamiroquai.

Entre os grandes sucessos da banda estão as músicas Viva e Já sei, lançadas em 2013 e 2015, respectivamente. O EP Recortes, lançado em 29 de junho, é composto por quatro faixas que representam a trajetória de dez anos da banda, completados no último dia 17.

Depois da Tempestade

A banda santista lançará seu segundo álbum de estúdio, Luto por Esperanza, no dia 31 de julho. Até então, três singles já foram lançados, sendo eles: Indomável Leon, Esperanza e Barganha, respectivamente. O álbum conta pela voz do personagem León como foi passar pelos estágios de luto pela perda de sua amada, a personagem Esperanza.

Na sexta-feira (14), a Depois da Tempestade estará ao lado da Orquestra Municipal de Guarujá e da banda Old Rust, no Teatro Procópio Ferreira, para tocar no evento Orquestra & Rock, a partir das 20h. A entrada é 1kg de alimento não perecível.

Apnea

Com status de supergrupo, o Apnea é formado por ex-artistas de outras bandas renomadas, sendo eles Maurício Boka (Ratos de Porão), Nando Zambelli (ex-Garage Fuzz), Gabriel Imakawa (Jerseys) e Marcus Vinícius (ex–Safari Hamburguers e ex-Bayside Kings). A estreia aconteceu em 2020, com a faixa Star King.

Entretanto, somente em 2022, foi lançado o álbum de estreia, Sea Sound, composto por nove músicas. De maneira autêntica, o Sea Sound apresenta uma combinação de grunge, heavy metal e stoner rock, com influências dos sons dos anos 1970 e 1990.

Atualmente, o Apnea está nos ensaios finais de faixas novas, que serão lançadas em plataformas digitais e em vinil 10′.

Mar Morto

Um dos nomes mais ativos do cenário hardcore da Baixada Santista, a Mar Morto é a única banda de Praia Grande na lista. Diferente dos demais, o grupo possui uma vocalista feminina, Alinne Santos. Pedro Capone (baixo) e Anderson Souza (bateria/backing vocal), completam a formação.

Desde seu EP de estreia, Homônimo, de 2014, a banda aposta em letras de teor político e de protesto. Aliás, neste ano, a Mar Morto está realizando diversos shows, em comemoração aos seus 10 anos de fundação.

Uelo

A Uelo foi caracterizada em seu início de carreira pela mistura do MPB com o pop rock em suas produções. No entanto, é possível notar a influência do pop punk em seus últimos lançamentos, como no single Tanto Faz, de 2022. Com uma proposta similar de transitar entre vários gêneros, os ingleses do The 1975 são a maior referência musical dos santistas.

Formada em 2017, pelos irmãos Raphael Ueda e Gaberiel Lobo, a Uelo, assim como a Hibalta, realizará a abertura do show do NX Zero, que acontece dia 7 de outubro na Arena Portuários, em Santos. Por fim, também está escalado no Oxigênio Festival, em São Paulo.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.