14/06/2019

Dia de "greve geral" termina com atos em SP e RJ; Santos também teve manifestação

Por #Santaportal e Agência ANSA em 14/06/2019 às 22:11

PROTESTOS – Dezenas de cidades do Brasil registraram protestos nesta sexta-feira (14) contra a proposta de reforma da Previdência do governo de Jair Bolsonaro e o contingenciamento de verbas para a educação.

Apesar de sindicatos terem convocado uma “greve geral”, a paralisação afetou apenas parte dos serviços de transporte público e algumas escolas, como em São Paulo, onde linhas de metrô ficaram parcialmente fechadas – os trens da CPTM e os ônibus municipais, além dos ramais privados do metrô, funcionaram normalmente.

Ainda em São Paulo, milhares de manifestantes bloquearam todas as faixas da Avenida Paulista. Após ter ocupado o trecho entre a Brigadeiro Luís Antônio e a Rua da Consolação, o grupo desceu para o centro em direção à Praça da República.

O ato também teve críticas contra o ministro da Justiça Sérgio Moro, depois de um vazamento de mensagens privadas ter revelado que ele atuava em coordenação com a força-tarefa da Operação Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF).

No Rio de Janeiro, o ato se concentrou na Candelária, de onde os manifestantes iniciaram uma caminhada pela Avenida Presidente Vargas. Houve confronto com a polícia por volta de 19h15, e durante a tarde, em Niterói, um motorista avançou contra um bloqueio e atropelou cinco pessoas.

Protestos em Santos
Após um protesto tímido pela manh㠖 que causou problemas no trânsito na entrada da Cidade, mas não afetou o transporte público –, com a participação de apenas duas das oito centrais sindicais de Santos, trabalhadores e estudantes protestaram no início da noite desta sexta-feira (14) contra a reforma da Previdência e o contingenciamento de verbas da educação.

O grupo se reuniu às 17h na Estação da Cidadania, na Avenida Ana Costa, no bairro Campo Grande. Com faixas, cartazes e carro de som, os manifestantes saíram às 19h30 em direção à Praça da Independência, no Gonzaga. Eles seguiram até a Praça das Bandeiras, na orla da cidade.

noticia20196141115232.jpg
Luiz Fernando Triunfo/Arquivo Pessoal

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.