Dia de Finados atrai milhares de pessoas aos cemitérios de Santos
Por Santa Portal em 03/11/2024 às 07:00
Milhares de santistas compareceram aos três cemitérios municipais neste sábado (2), Dia de Finados. O feriado conta com missas alusivas à data e programação musical nas necrópoles da Areia Branca, Filosofia e Paquetá. A expectativa era que 30 mil pessoas comparecessem aos cemitérios santistas – a Prefeitura ainda não informou o número total de visitantes nestes locais.
O atendimento ao público ofereceu informações gerais, localizações de sepultados e outros serviços. Durante os intervalos das missas, foram realizadas evangelização e distribuição voluntária de publicações pela Igreja Universal e pelas Testemunhas de Jeová.
No cemitério da Filosofia, no Saboó, a missa das 10h foi realizada pelo bispo titular da Diocese de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa. “Hoje é um tempo de lembrança e memória. E, além da saudade, é um dia de celebrar a continuidade da vida, lembrando que nossos entes queridos falecidos estão vivos em Cristo ressuscitado, com a vida eterna”, ressaltou durante a celebração.
Dentre os presentes à missa estava o casal José e Teresa Paes. Moradores da Aparecida, neste dia relembram a memória do filho Cleber Paes. “Viemos à missa para relembrar a vida do nosso saudoso Cléber, que partiu há quase uma década. Enxergo essa data de uma forma leve, principalmente pelo ambiente agradável que encontramos aqui no Saboó”, salientou Teresa.
Quem também destacou o ambiente da necrópole santista foi a moradora do Marapé Maria das Dores. “Vejo que o Dia de Finados em Santos é feito de um jeito positivo, com música ambiente, bem organizado, além de encontrarmos os cemitérios limpos e seguros”, ressaltou a aposentada, que relembra a memória do falecido marido, Raimundo Pinheiro.
As três necrópoles santistas tiveram apresentações musicais ao longo do dia. Músicos convidados exibiram um repertório variado de músicas populares, atendendo a pedidos dos visitantes que desejavam homenagear entes queridos com uma música especial. No cemitério do Saboó, a música ficou por conta do trio formado por Bheto Alves, Cláudio Ricardo e Viviane Davoglio.