Dia da Praticagem de São Paulo é comemorado nesta quinta-feira

Por Santa Portal em 27/06/2024 às 10:32

Divulgação/Praticagem
Divulgação/Praticagem

Nesta quinta-feira (27), é celebrado oficialmente o trabalho realizado 24 horas por dia pelos práticos de São Paulo. A função do prático começa quando ele sobe a escada lateral e passa à cabine de comando do navio, assessorando o comandante para conduzir a embarcação pelo canal do Porto de Santos.

Muitos santistas, quando estão na orla da praia, já se acostumaram com a imagem de navios entrando ou saindo tranquilamente em nosso canal de navegação e a presença do prático subindo uma escadinha de corda

Para esse trabalho de manobra, um grande sistema é acionado com equipamentos de alta tecnologia e informações em tempo real do Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT), com tecnologia de ponta e operadores, para realizar as manobras de embarque e desembarque nos navios com segurança, apesar das conhecidas restrições geográficas do canal de Santos.

Em 1933, o Ministro de Estado dos Negócios da Marinha, Almirante Protógenes Pereira Guimarães, assinou o Aviso nº 2.195, constituindo uma entidade com o objetivo de reunir grupos e indivíduos que prestavam serviços de praticagem no porto santista. Surgia assim a Associação dos Práticos da Barra e Canal do Porto de Santos, que passou a funcionar a partir do dia 2 de novembro daquele mesmo ano.

“Nossa atividade é essencial para o Porto de Santos e nos sentimos realizados ao reconhecer o acolhimento da comunidade. O olhar do prático é sempre de muito respeito para a comunidade, seja através de parcerias na área educacional para ampliar a capacitação dos trabalhadores do Porto, seja com doações para instituições e investimentos para garantir a excelência do trabalho”, diz o presidente da Praticagem de SP, Fábio Mello Fontes.

Desafios

Com duas escalas dos grandes navios de 366 metros no Porto de Santos, continua sendo um grande desafio atingir maiores profundidades para que os mesmos possam atracar com mais flexibilidade de horários. 

“O porto sofreu evolução, os terminais se modernizaram, mas a geografia do porto é a mesma. Isso nos obriga a um jogo de xadrez para coordenar as posições de entrada, cruzamentos e saídas para otimizar e agilizar o resultado. O aprofundamento do canal é urgente e necessário para otimizar as operações”, reconhece Fontes.

O presidente acredita que com investimentos e trabalho sério é possível chegar aos 17 metros. “É preciso garantia de previsibilidade e segurança jurídica, em termos de ter uma empresa contratada, para operar na plenitude. Nós vamos continuar nos antecipando aos desafios e procurando fazer o melhor. Ficamos felizes pelo reconhecimento do nosso trabalho por parte de comandantes de navios, de autoridades e da própria população”, afirma.

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