Derrite reforça patrulhamento da Rota na Baixada Santista após novos ataques contra policiais

Por Santa Portal em 10/09/2023 às 15:30

Reprodução/Twitter Guilherme Derrite
Reprodução/Twitter Guilherme Derrite

A mais nova recente ‘onda de violência’ com ataques contra policiais na Baixada Santista levou o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, a autorizar neste domingo (10) o reforço imediato no policiamento na região.

“A Rota está com patrulhamento reforçado na Baixada Santista, assim como as demais viaturas da Operação Impacto, equipes de inteligência, Polícia Civil e setor PM Vítima para identificação, qualificação e detenção dos indivíduos que praticaram os atentados contra os policiais”, afirmou Derrite, por meio de suas redes sociais.

O reforço no policiamento na região foi anunciado apenas cinco dias após o encerramento da Operação Escudo. A ação foi desencadeada no fim de julho após a morte do soldado da Rota Patrick Bastos Reis. O PM foi baleado durante patrulhamento na Vila Zilda, em Guarujá.

Ao longo da operação, ao menos 28 pessoas foram mortas. Com isso, tornou-se a ação mais letal da polícia paulista desde o massacre do Carandiru, em 1992.

Segundo Derrite, as ações duraram 40 dias e resultaram na prisão de 958 pessoas, sendo 382 procurados. Foi apreendida cerca de 1 tonelada de drogas.


Foto: Danilo Verpa/Folhapress

Ataque contra policiais e morte de jovem

O policial militar Lucatio de Oliveira Santos, de 46 anos, foi atacado por criminosos na noite deste sábado (9), na Cidade Náutica, em São Vicente. Ele foi ferido com disparos na perna, glúteo e tórax.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), o policial foi socorrido e levado para um hospital da região, onde passou por cirurgia e permanece internado.

A SSP informa que foi realizada perícia no local, onde foram apreendidos estojos vazios e munições de calibres 380 e .40. A arma de fogo do policial também foi apreendida. O caso foi registrado como tentativa de homicídio pela Delegacia de São Vicente. A Deic de Santos realiza diligências para esclarecer todas as circunstâncias do caso e prender os autores do crime.

Um dia antes, na sexta-feira (8), por volta das 16h, o sargento aposentado Gerson Antunes de Lima, de 55 anos, foi morto a tiros enquanto varria a calçada na frente de sua casa, na Avenida Marechal Juarez Távora, na Cidade Náutica. Imagens de uma câmera de segurança mostram quatro homens chegando em duas motos, atirando no policial e fugindo com os veículos.

Ainda na noite de sexta, uma jovem morreu e três homens foram baleados, entre os quais um policial militar, durante tiroteio travado entre integrantes do 2º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e um bandido não identificado, que conseguiu fugir. O confronto aconteceu no Caminho da Divisa, na Zona Noroeste de Santos.

Atingida na cabeça, próximo ao ouvido direito, Yasmin Isabel Alves do Carmo, de 22 anos, foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, mas não resistiu aos ferimentos. Yasmin tinha três filhos pequenos. Na sobra de disparos, também foram baleados Aparecido Inácio Bezerra, de 64 anos, e Mauricio Basílio Bezerra, de 47.


Foto: Reprodução/Redes Sociais

Esses homens levaram tiros nas pernas, também foram levados à UPA e foram operados. O policial baleado é um soldado. Ele precisou passar por cirurgia, não havendo mais informações sobre a parte do seu corpo que foi atingida. Um projétil ainda acertou a porta traseira esquerda da viatura de modelo Chev/Trailblazer, prefixo E02320.

A equipe do 2º Baep foi ao Caminho da Divisa para checar informações que ali estariam escondidos criminosos envolvidos na execução a tiros do policial militar aposentado Gerson Antunes de Lima, de 55 anos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.