Dennis Rodman vai à Rússia para ajudar jogadora americana
Por Ansa Brasil em 22/08/2022 às 08:34
O ex-jogador de basquete norte-americano Dennis Rodman viajará a Moscou para tentar ajudar sua compatriota Brittney Griner, condenada a nove anos de prisão na Rússia por tráfico de drogas.
“Consegui permissão para ir à Rússia ajudar aquela jovem, tentarei viajar esta semana”, disse o multicampeão em uma entrevista à emissora “NBC“.
Rodman, de 61 anos de idade, já esteve envolvido anteriormente em negociações diplomáticas dos Estados Unidos com Rússia e Coreia do Norte. Ele explicou que seu principal objetivo em Moscou será convencer o país a libertar Griner.
O ex-jogador de Chicago Bulls, Detroit Pistons e Los Angeles Lakers definiu o presidente da Rússia, Vladimir Putin, como uma pessoa “legal” em 2014 e já visitou em várias ocasiões o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.
Considerada uma das melhores jogadoras de basquete do mundo, Griner foi presa em 17 de fevereiro no aeroporto de Moscou por estar com óleo de cannabis em um cigarro eletrônico. A norte-americana se declarou culpada das acusações, mas disse que não pretendia usar a substância proibida na Rússia.
Os advogados de Griner entraram na semana passada com um recurso contra a sentença de nove anos de detenção. Enquanto isso, o nome da atleta está envolvido em uma possível troca de prisioneiros depois que o processo de apelação for concluído e a sentença entrar em vigor.