Delegado Gaetano Vergine fala sobre planos após assumir diretoria do Deinter-6

Por Santa Portal em 03/06/2022 às 06:00

(Foto: Patrícia Nunes/Santa Cecília TV)
(Foto: Patrícia Nunes/Santa Cecília TV)

Após assumir a diretoria do Departamento de Polícia Judiciária do Interior-6 (Deinter-6) da Baixada Santista e Vale do Ribeira, o delegado Gaetano Vergine comentou, em entrevista ao Santa Portal, a respeito dos planos para sua gestão. Ele assumiu o cargo na troca de direção realizada no dia 23 de maio. 

Vergine reassume o cargo que já foi ocupado por ele entre os anos de 2015 e 2018. Ele foi sucedido pelo delegado Manoel Gatto.

O novo delegado é graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade Braz Cubas (1985) e possui mestrado em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos (2002). Foi professor na Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo e professor titular da Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em Policiologia.

Em entrevista, ele comentou que voltar à sua cidade de origem é uma grande satisfação. Com a chegada, ele considera que poucas coisas devem mudar, mas alguns ajustes devem ser necessários. “A polícia vai continuar trabalhando, nós temos excelentes policiais que estão no combate ao crime e investigação. Nós vamos dar um direcionamento um pouco mais forte em relação aos crimes patrimoniais, de várias modalidades, com o objetivo realmente de reduzir, identificar os autores e representar junto ao Ministério Público e Judiciário para que eles sejam presos”.

Antes, ele atuava no Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap). “Eram 4.108 policiais, é realmente um departamento muito bom de se trabalhar, nós temos 93 distritos, nove Delegacias da Mulher e, realmente, também encontramos excelentes policiais, estavam fazendo um trabalho excepcional e também aqui é muito bom trabalhar. Eu acho que quem gosta de fazer polícia, pouco importa onde esteja, tem que fazer o que tem que ser feito, que é fazer com que esses policiais façam o melhor possível”, considera.

Delegado Gaetano Vergine fala sobre planos após assumir diretoria do Deinter-6
(Foto: Patrícia Nunes/Santa Cecília TV)

Sobre a Baixada Santista, o recente aumento nos números de roubos e furtos, divulgados em uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, também é assunto de importância para o delegado, que afirma que continuará trabalhando para coibir este tipo de crime e diz que a população não deve ficar em alerta. “É importante que a vítima faça o seu registro e colabore quando for solicitado pela polícia, dando as informações necessárias para auxiliar no esclarecimento. Não é necessário ficar em pânico. Um número absoluto, às vezes acaba assustando a população”.

Sobre outros tipos de crime, o delegado diz que grande parte é decorrente de roubos, como latrocínios e estelionatos, crimes que também serão combatidos, além de feminicídios e homicídios, por exemplo.

Vergine diz que a quantidade de policiais deve aumentar em breve, graças aos concursos públicos. “A Polícia Civil está contratando, já estamos fazendo concursos públicos para delegados, investigadores, escrivães, nós temos policiais na Academia de Polícia fazendo cursos de formação, que duram em média de cinco a seis meses, dependendo da carreira, que em breve estarão saindo para todo o estado de São Paulo. São 43 em formação e nós temos necessidade maior, e eu espero que venham alguns para cá”.

Por fim, Gaetano Vergine diz que a gestão passada, do Delegado Manoel Gatto, foi boa. Ele considera que o trabalho com esforço é a melhor forma de continuar. “Nós temos que trabalhar todos os dias, não importa o tempo. Eu entendo que o delegado que faz a investigação, os policiais que participaram, devem apresentar o resultado do trabalho deles. Eles merecem esse reconhecimento, e eu fico na retaguarda dando direcionamento a esses policiais. E eles que executaram o trabalho têm que vir apresentar para sociedade”, finaliza.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.