Defensoria Pública pede fim da Operação Escudo

Por Santa Portal em 16/02/2024 às 06:00

Divulgação/Polícia Civil
Divulgação/Polícia Civil

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo enviou um documento com informações da Operação Escudo para Organização das Nações Unidas (ONU) e a Comissão
Internacional de Direitos Humanos
(CIDH), pedindo para que parem com a operação. Além disso, também foi solicitada a obrigatoriedade do uso de câmeras corporais pelos agentes de segurança pública.

O pedido da Defensoria Pública foi feito por meio do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH) e em conjunto com a Conectas Direitos Humanos e o Instituto Vladimir Herzog. 

Segundo os autores, o documento apresenta um histórico sobre a Operação Escudo, deflagrada em 2023 e retomada em 2024. O pedido ressalta a morte de pelo menos nove pessoas entre os dias 20 de janeiro e 9 de fevereiro de 2024. De acordo com a Defensoria Pública, o NCDH teve acesso a boletins de ocorrência referentes a sete vítimas.  

Os autores pedem que, entre outras solicitações, os órgãos internacionais questionem o Estado brasileiro sobre os eventos ocorridos na operação, em especial, as mortes ocorridas em Guarujá, Santos e São Vicente. Além disso, buscam também a devida apuração e adoção de medidas administrativas para os envolvidos nos casos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.