Moradora de Guarujá produz decoração de Natal de materiais reciclados

Por Noelle Neves em 25/12/2021 às 18:38

A auxiliar geral, Márcia Cruz, de 58 anos, ficou encantada ao passar pelo bairro Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá, e se deparar com decoração natalina produzida de material reciclado. Tampinhas, garrafas e outros itens que seriam descartados estão embelezando o muro de uma horta localizada na Rua Izidoro Bento de Abreu.

“Fiquei encantada. Podemos fazer muitas coisas com materiais que iriam para o lixo e isso é só um exemplo. É maravilhoso ver gente reciclando e transformando em produtos tão lindos e sustentáveis. Outros moradores tiveram a mesma reação que eu”, disse ao Santa Portal.

A responsável pela produção da decoração de Natal é Zenaldi de Oliveira Duarte, de 61 anos. Ela é aposentada, mas trabalhou a vida inteira em creches e tinha afinidade especial por promover atividades diferentes e criativas para as crianças.

“Na época, íamos na caçamba da coleta seletiva para o que tinha sido descartado e produzíamos presentes para datas comemorativas, como Dia das Mães e dos Pais. Agora, faço esse trabalho nas comunidades”, contou.

Com a chegada da pandemia, Zenaldi passou a cuidar da horta do bairro, já que os compromissos foram cancelados. E com isso, deu início a um novo trabalho: enfeitar os muros com os itens descartados e reciclados.

“Eu tinha peças prontas, então no início, coloquei com o que tinha. Mas depois viram o que tinha feito e começaram a jogar materiais dentro. Decidi colocar um saco feito com panos de guarda-chuva convidando moradores a colocarem as embalagens plásticas. Foi muito bem aceito. Arrecadamos cerca de 300 embalagens por mês”, disse.

Todo o material é doado para um coletor, mas a tradição de decorar o muro da horta se mantém. Agora, o tema é Natal. “Usei vários tipos de garrafa, tampinhas, panos, galões de água e panos de guarda-chuva. Assim que tirar, já coloco outra decoração para que o espaço fique sempre bonito”.

Na rua, a decoração é um sucesso. “Sou agente ambiental voluntária e meu foco é conscientização ambiental. Já ganhei alguns prêmios. Quando comecei o trabalho na horta na pandemia, a resposta foi muito boa. Todos comentam o quanto embelezou a rua pela criatividade. E agora até contribuem para isso”, concluiu.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.