21/05/2024

Dário Costa recebe o chef Federico Desseno para jantar a quatro mãos no Madê

Por Santa Portal em 21/05/2024 às 17:20

O argentino radicado no Uruguai Federico Desseno é o convidado de Dário Costa para um jantar a quatro mãos, que acontece na próxima segunda (27/05), às 19h30, no Madê, restaurante do chef anfitrião, localizado em Santos, Litoral de SP.

Com o tema Fogo e Mar, o jantar será servido em etapas com pratos à base de peixes não convencionais da costa brasileira, frutos do mar e ingredientes regionais, tudo preparado com muito brasa, no forno a lenha, na parrilla e na Josper (R$ 418 por pessoa).

À frente do renomado restaurante Marismo, que fica em José Ignácio, no Uruguai, Federico é uma das principais referências mundiais quando o assunto é fogo, forno a lenha e comida feita na brasa.

Federico e Dário têm uma similaridade no estilo de vida e linha de trabalho. Ambos têm um profundo respeito pelo meio ambiente e pelo uso de produtos regionais, a necessidade de viver perto do mar (em especial pela prática do surfe, esporte que os ajuda a recarregar as energias para encarar a dura rotina de uma cozinha) e uma relação de amor pelo fogo.

Os chefs se conheceram em abril deste ano, em Fernando de Noronha, quando Federico esteve na ilha a convite de Dário para visitar seu restaurante no local, o Benedita, e aproveitar as boas ondas do arquipélago paradisíaco.

“Tivemos uma conexão imediata. Ele faz um trabalho impressionante com o fogo, único no mundo. É um dos melhores no domínio dessa técnica e queremos trazer toda essa experiência dele para dentro do Madê, misturando um pouco do nosso trabalho com os peixes e frutos do mar na brasa”, destaca Dário.

O cardápio está sendo elaborado pelos chefs e será conhecido pelos clientes somente no dia do evento.

Serviço:

Jantar Fogo e Mar – Federico Desseno e Dário Costa
Quando: 27 de maio, segunda-feira, às 19h30
Onde: Madê – Rua Minas Gerais, 93 – Boqueirão, Santos – SP
Quanto: R$ 418 por pessoa
Reservas pelo WhatsApp (13) 99115- 1913.

Sobre Federico Desseno

Nascido na Argentina, Federico cresceu nas cozinhas de suas avós em Buenos Aires, que ficava ao lado da churrasqueira de seu pai. Quando foi trabalhar pela primeira vez em uma cozinha profissional, notou que gostava de estar perto deles, das churrasqueiras e do fogo.

Aos 17 anos, deixou a capital argentina e foi morar em Mar del Plata, porque queria estar perto do mar, e onde passou a juventude entre reuniões com amigos para cozinhar. No início dos anos 1990, voltou a Buenos Aires, procurou trabalho e conseguiu um estágio no Cholila, em Puerto Madero, do chef argentino Francis Mallmann, um dos principais nomes da gastronomia mundial e especialista em churrasco, principalmente preparado ao ar livre. Em 1996 foi convidado para ser chef de cozinha no Los Negros, outro restaurante de Mallmann, em Jose Ignácio, Uruguai, onde ficou por cinco anos.

Em 2001, Federico inaugurou o seu próprio restaurante, Marismo, que construiu literalmente com as próprias mãos. Além de chef, é também carpinteiro e lenhador, ofício que aprendeu com o seu avô, na Argentina. O restaurante, que também é a casa da família, fica entre as dunas de José Ignácio em meio a um jardim ao ar livre e abre apenas nos verões.

O lema do Marismo é oferecer almoços e jantares com os pés na areia e ao abrigo de comidas feitas ao fogo. Com produtos locais e um serviço quase familiar, a casa tornou-se desde então um dos restaurantes mais proeminentes da costa de Maldonado, atraindo a atenção da mídia internacional e personalidades de todas as áreas.

A casa consta na 90ª posição da lista do 50 Best da América Latina, principal ranking gastronômico do continente. O local também faz parte da lista da prestigiada revista internacional Condé Nast Traveler, que produziu um mapa global dos 150 melhores restaurantes do mundo, de acordo com a opinião de chefs proeminentes, críticos gastronômicos, escritores e apresentadores de programas especializados.

Em 2015, Desseno abriu La Cantina del Vigía, em Maldonado, hoje sob o comando do ex-sócio. Durante o ano, quando não está em seu restaurante, Federico se dedica à carpintaria e à construção de fornos de barro, seus dois outros ofícios. Aqui no Brasil, ele construiu pessoalmente o forno a lenha do Sud, restaurante da renomada chef Roberta Sudbrack, que fica no Rio de Janeiro. Atualmente, também é jurado do reality de asadores Fuego Sagrado, no Uruguai.

Sobre Dário Costa

Nascido e criado em Santos, no litoral de São Paulo, Dário Costa é filho de um mergulhador profissional e de uma costureira. Começou a trabalhar na cozinha em 2008, lavando louça em um restaurante da Nova Zelândia, durante um intercâmbio, aos 19 anos, após a morte do seu pai. Depois de algum tempo atuando como cozinheiro em diversos estabelecimentos para poder custear suas viagens de surfe pelo mundo, decidiu ir para a Itália enriquecer seu currículo e ter uma visão da cozinha do velho mundo. E foi lá que deixou de ser apenas um cozinheiro rápido e organizado, para descobrir sua paixão pela gastronomia.

O amor dos italianos por seus ingredientes despertou em Dário esse mesmo sentimento pela cozinha e pelos produtos do Brasil. Ainda na Itália, trabalhou com o chef Giuseppe Ricchebuono, no Ristorante Vescovado, com uma estrela Michelin, instalado em um hotel da Ligúria. Tempos depois, partiu para a Indonésia, onde trabalhou por um tempo em uma embarcação turística e em outros restaurantes.

Em 2016, de volta ao Brasil, participou da 1ª edição do Masterchef Profissionais, da Band, e ficou em terceiro lugar na competição. Já em 2020, foi o campeão da 2ª edição do Mestre do Sabor, da Rede Globo.

Além do Madê, Dário está à frente da cozinha de outros cinco restaurantes no Brasil: Paru (em Santos), Deus Ex-Machina e Churrascada do Mar (em São Paulo) e Benedita e Alamoa (em Fernando de Noronha). Todos eles mantêm cardápios com bastante ênfase em frutos do mar e comida feita na brasa. Também comanda as duas unidades do Açougue do Mar, uma em Santos e outra em SP, uma peixaria preocupada com a manipulação, qualidade e procedência dos pescados.

O amor pelo mar e pelo que ele oferece sempre foi o que guiou o trabalho do chef. Por isso, ele optou por usar peixes e frutos do mar em sua cozinha, e sempre se preocupou com a forma como são pescados e comercializados. Dario usa peixes pouco comuns na alta gastronomia, dando um novo significado a espécies que antes seriam praticamente descartadas, demonstrando que é possível sair da zona de conforto e utilizar peixes incomuns com resultados surpreendentes.

Em junho de 2022 foi eleito Chef Revelação no prêmio Melhores do Ano da Revista Prazeres da Mesa, a maior eleição da gastronomia brasileira. Em outubro do mesmo ano, ganhou o prêmio de Chef Revelação da Revista Go Where Gastronomia.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.