Curso em Santos prepara o público 50+ para uso de smartphones e aplicativos

Por Santa Portal em 02/05/2025 às 11:00

Henrique Teixeira/PMS
Henrique Teixeira/PMS

Com o objetivo de ensinar ao público 50+ sobre o uso de smartphones, redes sociais e aplicativos, foi lançado nesta quarta-feira (30), no Parque Tecnológico de Santos, o programa Inovação e Longevidade. A iniciativa, com duração de seis semanas, busca, a cada encontro, promover mais autonomia, autoestima e segurança digital entre os participantes, aliando tecnologia ao envelhecimento ativo.

Com linguagem acessível e suporte individualizado, os alunos – divididos em turmas de segunda e quarta-feira – participarão de atividades práticas para aprender desde chamadas de vídeo até cuidados com golpes virtuais. A proposta também incentiva a socialização e o uso consciente das ferramentas digitais, oferecendo apoio e espaço para tirar dúvidas. Para isso, os participantes contarão com o auxílio de estudantes do curso de Sistemas de Informação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), sob a coordenação do professor Antônio Guerra, de 68 anos.

“Após firmarmos a parceria, selecionamos 24 alunos da universidade que estavam empolgados para participar. Juntos, elaboramos um programa de aulas focado na independência do idoso no uso do celular, sem depender de netos ou de pessoas desconhecidas. Além disso, a capacitação gira em torno de uma preocupação crescente: os golpes virtuais, que aumentam a cada dia e têm os idosos como principais alvos. Ao longo das aulas, eles se sentirão mais preparados para identificar essas ameaças”, explicou o professor.

Uma das estrelas da aula inaugural é Haydee Takahashi, de 93 anos, que comemorou a nova idade com uma oportunidade que, segundo ela, “caiu de paraquedas”. “Foi uma grande surpresa quando soube do curso, porque meu maior sonho atualmente é aprender a usar o celular para tirar fotos e me comunicar com meu filho. Estou considerando essa vaga, que consegui graças a uma desistência, como meu presente de aniversário. Fiz 93 anos em março”, celebrou a aposentada.

Henrique Teixeira/PMS

A colega Neusa Oliveira, de 78 anos e, como ela mesma brincou, “com peças originais”, também destacou o valor da iniciativa. Para ela, a idade é apenas um número quando se trata de aprender. “Não podemos parar. Faço atividades físicas, cursos, fui ‘Vovó Sabe Tudo’ e, até o ano passado, vendia artesanato na praça do Aquário. Mas celular, no geral, é algo com que os idosos têm muita dificuldade; precisam sempre depender dos mais jovens. Então estou aproveitando mais essa chance de aprender algo novo. Achei a ideia maravilhosa”.

A ação é promovida pela Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa (Coppi), em parceria com a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a Fundação Parque Tecnológico de Santos. O lançamento, que antecedeu a aula, também contou com a assinatura de um protocolo de intenções entre a Prefeitura e as instituições envolvidas, garantindo a estrutura e a realização do curso.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.