15/02/2024

Curada do câncer, cabeleireira de Santos lança livro contando trajetória até a vitória

Por Alanis Ribeiro em 15/02/2024 às 06:00

Reprodução/Arquivo Pessoal
Reprodução/Arquivo Pessoal

Após vencer a luta contra o câncer de mama, a cabeleireira Rosely Pinheiro da Silva Leal, de 53 anos, moradora de Santos, lançou de forma independente o livro Entrei no Barco, no qual conta a própria trajetória até a cura e a importância da fé na recuperação.

A escritora conta que sempre foi muito ativa e dinâmica, mas que o diagnóstico de um tumor maligno na mama foi um verdadeiro susto. Aliás, uma surpresa maior ainda por não ter histórico da doença na família. 

Abalada e preocupada, Rosely acreditava que precisava se manter firme para tudo e todos. Mas seu coração se encontrava aflito à espera de uma resposta ou algum conforto em meio a situação. 

“O câncer é uma doença devastadora envolvendo além de um resultado, um turbilhão de sentimentos. Todos pensavam que eu iria morrer. Mas pensava: se não for a minha hora, eu não vou, né? E me agarrei a isso”, disse.

Durante o tratamento, Rosely sempre manteve a fé. Em uma determinada noite, deitada em sua cama, sonhou com um homem que acredita ser Jesus, em um barco com os braços estendidos, chamando-a para seu encontro. 

“Eu senti paz, na verdade era como se eu estivesse dentro da paz, e soube ali que não era minha hora”, acrescenta. 

Após o sonho, Rosely decidiu escrever o livro Entrei no Barco, que conta toda sua história desde a descoberta da doença até a cura, mostrando as dificuldades que enfrentou e as vitórias no caminho. 

Além disso, o livro foi escrito para incentivar outros pacientes com câncer a não desistirem, persistirem na vitória. “O mais importante é que consigo contar além da minha trajetória, posso falar sobre a possibilidade do encontro da ciência e da fé, através de um sonho”, finaliza. 

A obra foi lançada de forma independente, sem apoio financeiro de qualquer instituição, na própria residência de Rosely, no dia 23 de dezembro, e na Bahia, no dia 21 de janeiro.

História de superação na luta contra o câncer 

Desde sempre, Rosely priorizou a saúde e qualidade de vida, por isso, fazia acompanhamentos regularmente. Mas tudo mudou em 2021, quando foi realizar uma mamografia de rotina, e foi detectada uma alteração no seio. 

“Eu recebi uma ligação de um agente de saúde, me pedindo para ir em um retorno médico. Sabia que poderia ter algo de diferente, pois aquele não era o protocolo padrão que estava acostumada”, declara. 

Ao comparecer na consulta, recebeu o diagnóstico de câncer de mama. Após o resultado, foi encaminhada rapidamente para dar início ao tratamento no Instituto da Mulher e Beneficência Portuguesa. 

“Foi uma situação muito angustiante, não só para mim, mas para a minha família, principalmente para minha mãe. Não sabíamos o que esperar”, acrescenta. 

Durante dois anos foram realizados quimio e radioterapias, incluindo uma cirurgia para a retirada do tumor. 

“Em primeiro lugar, acredito que quando vem uma doença devemos ter fé para conseguir vencer. De uma forma ou de outra, nem sempre vencer significa viver, vencer também pode significar morte. Pensava que tudo deveria ser da maneira que Deus decidisse”. 

Hoje, Rosely venceu sua batalha contra o câncer de mama, mas o acompanhamento permanece sendo realizado a cada seis meses. Diariamente toma inibidores para diminuir as chances de retorno da doença. 

Informações adicionais

Livro: Entrei no Barco;

Valor: R$30,00 a unidade.

Dúvidas ou interessados na aquisição da obra, podem entrar em contato pelo Instagram e/ou pelo telefone (13) 99620-3322

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.