Cubatão e São Vicente têm casos investigados de intoxicação por bebidas adulteradas com metanol
Por Santa Portal em 02/10/2025 às 19:15
A Baixada Santista têm dois casos em investigação de contaminação por metanol de bebidas adulteradas. Os casos que estão sob análise são de Cubatão e São Vicente. Um caso suspeito também havia sendo investigado em Santos, mas a contaminação foi descartada.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, 11 casos de contaminação por metanol foram confirmados, sendo um óbito, de um morador de São Paulo. Os casos em investigação passaram a 41.
Em contato com a reportagem, Cubatão confirmou a existência de um caso suspeito. “A Secretaria de Saúde informa que notificou a Vigilância Sanitária do Estado e o Instituto Adolfo Lutz a respeito de uma mulher de 36 anos que deu entrada no Pronto-Socorro Central de Cubatão convulsionando e estado de coma alcoólico. Ela foi transferida pra o Hospital Municipal, onde permanece internada na UTI, respeitando o protocolo adotado pelas autoridades de saúde no Estado após diversos casos de intoxicação por metanol. Foi colhida amostra de urina da paciente e enviada para análise”, diz a nota enviada pela Prefeitura.
Já a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), informa que uma paciente de 31 anos deu entrada no Pronto-Socorro (PS) Central e, posteriormente foi encaminhada ao Hospital do Vicentino, onde, após avaliação clínica dos sintomas, passou feitos exames laboratoriais. A equipe da unidade aguarda os resultados. A paciente apresenta estado de saúde estável e segue sob cuidados da equipe médica, que está acompanhando o caso de forma prioritária.
Procurada pelo Santa Portal, a Secretaria de Saúde de Santos informa que o caso tratado como suspeito foi atendido pela Saúde Suplementar e, após melhora no quadro clínico e a realização de exames que descartaram a presença de metanol, o paciente teve alta. O caso suspeito foi comunicado ao Governo do Estado e ao Ministério da Saúde e, posteriormente, o respectivo descarte. A equipe da vigilância de Santos segue monitorando, mas no momento não há casos suspeitos.
Casos
- 52 casos no total, sendo:
- 41 em investigação – 5 óbitos (três na capital paulista e dois em São Bernardo do Campo)
- 11 confirmados – 1 óbito na Capital
Capital
- São Paulo: 27 investigados e 8 confirmados = 35 casos
Grande São Paulo
- São Bernardo do Campo: 9 investigados e 1 confirmado = 10 casos
- Guarulhos: 1 investigado e 1 confirmado = 2 casos
- Itapecerica da Serra: 1 confirmado = 1 caso
Interior e Litoral
- Barrinha: 1 investigado = 1 caso
- Limeira: 1 investigado = 1 caso
- Cubatão: 1 investigado = 1 caso
- São Vicente: 1 investigado = 1 caso
Estabelecimentos interditados
Sete estabelecimentos interditados cautelarmente pelas Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal.
Capital: Bela Vista, Itaim Bibi, Jardins e Mooca, M’Boi Mirim
Grande SP: São Bernardo do Campo (1) e Barueri (1)
Recomendações aos consumidores
A intoxicação por metanol é grave, pode levar à cegueira permanente e até a óbito. O metanol pode estar presente em bebidas alcoólicas clandestinas e adulteradas, além de produtos como combustível, solventes e líquidos de limpeza.
As unidades de saúde do estado estão preparadas para lidar com a situação. A Secretaria de Saúde recomenda que o paciente com quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato, realizar exames laboratoriais e avaliação oftalmológica. Os sintomas de alerta são dores abdominais intensas, tontura e confusão mental. O socorro em até 6h após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento.
O Estado de São Paulo possui três laboratórios, em Campinas, Botucatu e Ribeirão Preto, que realizam análise das coletas de sangue e urina, cujos resultados são emitidos em até 1 hora.