01/04/2016

Cubatão Danado de Bom retorna à Cidade com homenagem a Ariano Suassuna e várias atrações

Por #Santaportal em 01/04/2016 às 18:13

O maior festival nordestino fora do Nordeste, o Cubatão Danado de Bom, está de volta e acontece em uma ocasião mais do que especial: o aniversário da Cidade. O evento contará com quatro dias de muita festa, de 7 a 10 de abril, com shows de artistas consagrados, comidas típicas, dança, artesanato e novidades.

A 4ª edição contará com a presença do escritor, dramaturgo e poeta nordestino Ariano Suassuna, que será homenageado e ganhará um museu para receber muitos livros, gravuras e ações multimídia com entrevistas do escritor, além de fotografias.

Haverá também grandes nomes da MPB que irão se juntar para homenagear Suassuna. Dentre eles, Paralamas do Sucesso na quinta-feira (7), Zeca Baleiro e Nação Zumbi na sexta-feira (8), Moraes Moreira e Davi Moraes no sábado (9) e Pablo, o “rei da sofrência”, no domingo (10).

Ao todo, serão 120 artistas que se revezarão nos palcos principal e cultural. Como nos anos anteriores, o Festival da Cultura Nordestina acontece no Kartódromo Municipal, na Rua Embaixador Pedro de Toledo, s/nº.

Atrações

Em 2016, a grande novidade será o teatro de arena, com apresentações de peças e espetáculos teatrais para todas as idades. O Auto da Compadecida, obra mais conhecida de Suassuna, será um dos destaques.

A criançada também terá diversão e cultura garantidas na área infantil. Totalmente lúdico, o espaço Danadinho de Bom irá promover a aproximação da garotada junto à cultura nordestina, por meio de brincadeiras e jogos acompanhados por monitores.

Haverá dança, cultura popular, folclore, artes plásticas e literatura, entre outras manifestações artísticas. E, para fazer com que o público se sinta ainda mais perto do Nordeste, uma cidade cenográfica de 1.500 m² vai retratar uma vila matuta do sertão.

Para dar conta dessa maratona de atividades, moradores da região e turistas terão a oportunidade de matar a saudade ou conhecer um pouco mais da culinária nordestina e encher o bucho com deliciosas iguarias, saboreando pratos típicos nos restaurantes da Praça de Alimentação.

Ariano Suassuna

Nesta 4ª edição, o festival irá homenagear o nordestino Ariano Suassuna, que se tornou um dos maiores nomes da arte e da cultura brasileiras. Foi defensor da cultura popular e ficou famoso por obras como O Romance d’A Pedra do Reino e Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta. Chicó e João Grilo, de O Auto da Compadecida, foram eternizados no cinema e na TV e já fazem parte do imaginário popular.

Foi durante a sua infância, no sertão paraibano, que Ariano Suassuna se familiarizou com os temas e as formas de expressão que mais tarde vieram a povoar a sua obra. “Não troco o meu oxente pelo ok de ninguém!”, declarou, certa vez, zeloso de sua cultura nordestina. O escritor também foi integrante da Academia Brasileira de Letras e secretário de Cultura de Pernambuco. Ariano faleceu em 2014, aos 87 anos, em Recife.

Raízes

O Cubatão Danado de Bom visa celebrar as raízes nordestinas da população cubatense, já que mais de 60% dos moradores da Cidade são nascidos naquela região do país ou são descendentes diretos, conforme a Administração Municipal.

Criado em 2010 pela Prefeitura de Cubatão, o festival, que tem o apoio de grandes empresas da região, faz parte do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo. As três edições anteriores somaram um público de quase 200 mil pessoas. Além de representar um evento de lazer e cultura, o festival também movimenta a economia da Cidade, desenvolve o turismo e atrai visitantes da região e do Estado. E movimenta o comércio e a hotelaria da Cidade, além de representar um grande apoio às entidades assistenciais do Município, que têm a oportunidade de gerar renda extra durante o festival.

Lei Rouanet

Este ano, o evento teve seu projeto aprovado pela Lei Rouanet, de Incentivo à Cultura, que prevê abatimento no imposto de renda das empresas patrocinadoras do festival. A aprovação, comemorada pelos organizadores, vai permitir a realização do Cubatão Danado de Bom com recursos da iniciativa privada.

A 4ª edição do Festival da Cultura Nordestina Cubatão Danado de Bom tem o patrocínio da Elog e apoio da Unipar Carbocloro. Parceria: Associação Comercial e Industrial de Cubatão (ACIC), Ciesp Cubatão e Santos e Região Convention & Visitors Bureau. A realização é da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, Prefeitura Municipal de Cubatão e Associação dos Artistas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.