Crianças são diagnosticadas com síndrome mão-pé-boca no Jardim Rio Branco, em SV

Por Santa Portal em 10/11/2021 às 11:22

Crianças que residem no Jardim Rio Branco, em São Vicente, estão sendo diagnosticadas com síndrome mão-pé-boca no Jardim Rio Branco. A denúncia foi feita através de uma publicação nas redes sociais, onde os pais relatavam sobre os sintomas manifestados pelos filhos.

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que recebeu relatos de alguns casos da síndrome no bairro. As crianças foram atendidas na ESF do bairro, avaliadas e afastadas do ambiente escolar durante o período de transmissão.

“Com o retorno às aulas, houve aumento de casos em escolas da região. No município, os casos da síndrome foram identificados em setembro, com aumento do número de crianças com a doença. Os casos foram notificados ao Programa Saúde na Escola (PSE) ”, disse a nota.

A administração municipal ressalta que as medidas de prevenção à doença estão sendo feitas, com afastamento das crianças das escolas ou creches, e orientações aos pais. “É importante que ações como lavar as mãos e utilizar álcool em gel constantemente sejam priorizadas”, destacou.

A síndrome se manifesta no verão, por isso os casos começam a surgir nesta época. A Sesau esclarece que a doença não é de notificação compulsória, ou seja, não é realizada a contagem de casos pela Vigilância Epidemiológica.

Síndrome mão-pé-boca

É uma doença contagiosa, que pode ser transmitida por contato direto com outra pessoa ou por meio de alimentos ou objetos contaminados. Crianças com menos de cinco anos são mais propensas à transmissão por conta do ambiente escolar e creches, no compartilhamento de brinquedos. Sintomas como febre, mal-estar, lesões na boca, vesículas em pés e mãos, e manchas pelo corpo podem ser sinais da doença.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.