Criança de 8 anos com câncer lidera campanha de doação de bichos de pelúcia
Por Gyovanna Soares em 02/10/2021 às 06:01
Andres, conhecido como Dede, de apenas 8 anos de idade, está há um ano passando por tratamento oncológico. Conversando com a sua mãe, pediu para doar alguns de seus bichos de pelúcia para as crianças em situação de rua que ele via no trajeto para o hospital. Então, ela teve a ideia de tentar conseguir arrecadar mais, para distribuir no Dia das Crianças.
Fernanda Arraez, mãe de Andres, conta que Dede sempre foi apaixonado por bichos de pelúcia, e há um tempo ela incentiva o desapego, por ter mais brinquedos do que o necessário.
O que a Fernanda não esperava era a proporção que o pedido do seu filho tomaria. “A gente começou de uma forma caseira, só entre familiares e amigos, coloquei no meu Instagram pessoal, só que começou a tomar uma proporção muito grande, um foi colocando em outro, aí eu comecei a colocar pontos de coleta, depois uma amiga colocou, um outro colocou, então assim foi crescendo, e foi tomando uma proporção muito bacana de ajuda e mobilização, acho que perante a causa do Andres”.
Por ter alcançado muitas pessoas, eles estão trabalhando junto à ONG Multi Amor, que atende toda a região que Dede quer ajudar, atendendo 200 famílias, sendo cerca de 800 crianças. Por este motivo, estipularam uma meta de arrecadar 800 bichos de pelúcia.
Luta de Andres contra o meduloblastoma
Segundo Fernanda, Dede sempre foi uma criança muito saudável e ativa até os 7 anos. Entretanto, em agosto do ano passado, em questão de dez dias, ele começou a apresentar visão turva, episódios espaçados de vômitos e desequilíbrio.
O pediatra pediu alguns exames, na espera dos resultados, eles desceram para Baixada Santista no final de semana, no mesmo dia Andres passou mal na praia, e não conseguia mais andar em linha reta. Voltaram correndo para São Paulo para retornar ao médico, onde foi constatado que Dede tinha um tumor, o meduloblastoma, que estava comprimindo o cerebelo e a medula.
Andres já estava em um quadro de hidrocefalia severa (acúmulo de líquido excedente nos espaços normais dentro do cérebro ou entre as camadas de tecido interna e média que recobrem o cérebro), talvez em dias ele obtivesse uma morte cerebral.
Após uma cirurgia de urgência de 14 horas para a remoção, dias na UTI, radioterapia e quimioterapia, na última quinta-feira acabou o tratamento, uma semana feliz para Andres e sua família.
Por conta da doença, Dede ficou cinco meses sem falar, três meses se alimentando por sonda e quase seis meses acamado, entretanto, hoje já está melhor e sua mãe comemora o progresso e todas as conquistas.
“Ele ainda não anda sozinho, anda com suporte, mas em breve, se Deus quiser, vai ter essa conquista também, hoje ele já fala. Diria que hoje o meu filho está 80%, falta pouquinho para estar zerado”.
Saiba como ajudar
Caso você queira ajudar o Andres doando bichos de pelúcia, livros e gibis infantis, novos ou usados, confira os pontos de coleta abaixo:
São Caetano do Sul
– E-FIT: Rua Maranhão, 1240
– Feet&Co: Park Shopping SCS
– KAJ Centro de Arte: Rua Espírito Santo, 131
– Danielle Corrêa Advocacia: Al. Caullim, 115 cj 715
Santo André
– Cycle International School: Rua das Palmeiras, 308
– Mac Milian: Rua Pedro Álvarez Cabral, 113
– Espaço Cantarola: Rua José Bonifácio, 160
São Bernardo do Campo
– Objetivo Prime: Av. Dr. Baeta Neves, 239
– Della SemiJóias e Acessórios, Rua Dr. Dupre 415
– Academia Juninho Tennis: Rua Tietê, 255
Mauá
– Espaço Vip Montebello: Av. Luiz Gonzaga do Amaral, 193
– Tradicional Colchões: Av. Capitão João, 2394
– Isa Colchões: Av. Campo Sales, 190
São Paulo
– E-FIT: Rua Itapura, 1057
– The House Revest: Al. Dos Nhambiquaras, 1433, Moema
– Ibis Budget Paraíso: Av. Vergueiro, 1571 (metrô Paraíso)
– Ibis Paulista: Av. Paulista, 2355
– @multiamor: Ceav – Rua Entá, 202, Mooca
– Feet&Co: Shopping Anália Franco
– Piticas Mooca Plaza: Shopping Mooca Plaza
Em breve, terá um ponto de coleta em Santos também. Para mais informações, entre em contato com a Fernanda, pelo Instagram.