22/08/2017

Condesb e sindicalistas se reúnem para tratar sobre comissão que irá debater empregos na região

Por #Santaportal em 22/08/2017 às 19:53

BAIXADA SANTISTA – Com representantes de sindicatos de trabalhadores, empresários, prefeituras e câmaras municipais da Baixada Santista, será criada, nos próximos dias, uma comissão para debater o desemprego na região.

A proposta foi apresentada pelo presidente do Condesb (conselho de desenvolvimento da região metropolitana) e prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (PSDB), na manhã desta terça-feira (22). Ele reuniu-se com o movimento sindical, na subsede do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos) em Cubatão.

Pacto
“Precisamos de um pacto nacional e regional não para achar o culpado pelo desemprego. Isso não interessa. Mas para encontrar soluções”, disse Mourão, em seu discurso.

O presidente do Condesb defende que a comissão crie “uma agenda propositiva, com alternativas para destravar e desenvolver a economia regional, com base em estudos de nossos indicadores”.

Alberto Mourão espera que a comissão apresente “propostas baseadas em argumentos, num ‘dna’ regional amplamente estudado”. Para isso, pretende envolver as universidades locais no projeto.

O presidente do Sintracomos, Macaé Marcos Braz de Oliveira, abriu a reunião lembrando que a Baixada tem mais de 50 mil desempregados, sendo 40 mil apenas em Santos.

Segundo o sindicalista, Cubatão tem outros 10 mil desempregados, seguido de São Vicente, com seis mil. A comissão, segundo ele, levantará os números de Guarujá e demais cidades da baixada e litoral.

A proposta da comissão, na verdade, foi apresentada a Mourão pelo vice-presidente do Sintracomos, Luiz Carlos de Andrade, que defende a implantação de um parque tecnológico na região.

Esse parque, segundo ele, servirá para pesquisas científicas e também como incubador de empresas. E será voltado às indústrias, porto e turismo.

Na próxima semana
Na próxima segunda-feira (28), Macaé reunirá os sindicatos da região, de todas as centrais, às 9h, na sede do Sintracomos, em Santos, para elaborar uma pauta de propostas.

O documento será entregue a Alberto Mourão e outros oito prefeitos da região, no dia seguinte, terça-feira, também às 9 horas, na Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic).

Inédita
Inédita na história do Condesb, a reunião contou com a presença de representantes das centrais Força Sindical, CUT, CTB e CGTB, além da comissão de desempregados de Cubatão.

O prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira (PSDB), também participou do encontro, junto com vereadores da cidade e de São Vicente, além de representantes sindicais, entre outras entidades.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.