Condenado por agredir idoso no trânsito é acusado de comandar o tráfico no BNH

Por Santa Portal em 06/06/2023 às 06:00

Reprodução
Reprodução

Condenado por agredir um idoso durante discussão de trânsito e procurado da Justiça por esse crime, Fábio Marques Xavier, o Ferrugem, de 30 anos, foi preso em flagrante na tarde de segunda-feira (5) sob a acusação de abastecer pontos de tráfico de drogas no BNH-Aparecida, em especial nas imediações da Escola Estadual Olga Cury e na Unidade Municipal de Educação (UME) dos Andradas. A mulher dele também foi autuada.

Na residência de Ferrugem, localizada na Rua Caramuru, no Estuário, policiais do 3º DP de Santos apreenderam cerca de 15 quilos de maconha, uma pistola Glock 9 milímetros e duas CNHs falsificadas com a foto do acusado. A arma pertence à Polícia Civil e foi roubada de uma agente em 2022, conforme boletim de ocorrência registrado no 2º DP de São Paulo (Bom Retiro).

A equipe do delegado Luiz Ricardo de Lara Dias Júnior e do investigador Janer Chaves apurava desde fevereiro o comércio de drogas no BNH-Aparecida e descobriu que Ferrugem seria o responsável por abastecer pontos de tráfico dessa área. A partir daí, os policiais identificaram o endereço do acusado e passaram a monitorá-lo. Na segunda-feira, os agentes tentaram abordar o homem quando ele saía de casa.

Divulgação

Ferrugem estava acompanhado da mulher, posteriormente identificada como Narayane Domingos, de 32 anos, e tentou entrar em uma caminhonete Chevrolet Montana que estava estacionada próximo à moradia. Como não conseguiu, ele fugiu correndo, mas foi localizado e preso momentos depois nas imediações. Para essa detenção, os investigadores contaram com o apoio de policiais militares.

Alertas no celular

Narayane foi abordada logo após sair da residência. Ela portava uma pequena porção de maconha, que alegou ser para uso próprio, e três celulares. A mulher utilizou um dos aparelhos para avisar Ferrugem e um outro homem para “tirarem as coisas da casa”. Para o delegado, as mensagens demonstram vínculo dessa acusada com a atividade ilícita desenvolvida pelo companheiro.

Além da pistola, da maconha e dos documentos falsos, ainda foram apreendidas na residência uma balança e 42 munições (15 no carregador original da arma e 27 em outro com capacidade para 30 balas). O casal foi autuado por tráfico, associação para o tráfico, receptação da Glock e posse ilegal de arma. Ferrugem ainda responderá pelo crime de falsificação de documento público.

Os três celulares achados com Narayane e o telefone encontrado com Ferrugem foram apreendidos. Lara pedirá à Justiça autorização para os aparelhos serem periciados e terem os seus arquivos extraídos. O objetivo é aprofundar as investigações sobre o tráfico de drogas no BHN-Aparecida para identificar outros envolvidos e os fornecedores de Ferrugem.

Selvageria no trânsito

Ferrugem ficou conhecido por atacar um idoso no trânsito, em 20 de agosto de 2020. Nessa data, ele pilotava uma moto e, sob a alegação de ter levado uma “fechada”, desceu do veículo e começou a desferir socos na vítima, que dirigia um carro. A agressão aconteceu quando o motorista parou em um semáforo na orla da praia, na divisa Santos-São Vicente. Consumado o crime, o acusado fugiu com a moto.

Um popular filmou a violência. A gravação viralizou nas redes sociais e repercutiu na mídia. Por meio dela, Ferrugem foi identificado. O Ministério Público o denunciou por lesão corporal e ele foi condenado. A decisão se tornou definitiva, sendo a pena fixada em três meses de reclusão em regime inicial semiaberto. O mandado de prisão referente à condenação foi expedido no último dia 16 de março, mas o réu estava foragido. (EF)

Confira no vídeo abaixo:

Reprodução
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.