Compositor santista é um dos autores do samba-enredo da Império Serrano: "muita emoção"

Por Santa Portal em 19/10/2022 às 06:00

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

A escola de samba do Rio de Janeiro, Império Serrano, escolheu o samba-enredo “Lugares de Arlindo”, que tem como um dos compositores um santista. O enredo foi escolhido no último domingo (16) e tem como objetivo levar à Marquês de Sapucaí uma homenagem ao sambista Arlindo Cruz.

Rubens de Andrade Júnior, conhecido como Rubens Gordinho, conta que se sentiu honrado em fazer parte dessa homenagem, “motivo de muita alegria e de muito orgulho”.

De acordo com o compositor, ao todo, 18 sambas estavam disputando e a composição criada por Rubens Gordinho, Sombrinha, Aluísio Machado, Carlos Senna, Carlitos Beto Br e Ambrósio Aurélio, venceu a disputa.

“Foi uma disputa muito acirrada, ferrenha. Chegar na final é sempre muito importante”

A ligação com a Império Serrano vem desde os anos 80, quando o compositor foi ao Rio de Janeiro assistir a primeira disputa de samba-enredo. Ao conhecer a escola ele se encantou, e desde então vibra pelo Império Serrano.

Com uma ligação tão especial com a escola, o compositor se sentiu lisonjeado de poder estar participando do processo que o encantou quando era mais jovem. “É o sonho do garoto que queria jogar no time dos grandes, é como se eu fosse campeão com o time que o Pelé jogou”.

Nelson Malfacini/ Site CARNAVALESCO

Ligação com o Arlindo Cruz

O compositor teve contato pessoal com Arlindo Cruz, eles chegaram a tocar juntos e na juventude eles andavam pelas ruas de Santos tocando e cantando. “Andávamos nas rádios para divulgar o trabalho dele”, relembra.

Rubens conta que quando Arlindo decidiu sair do grupo ‘Fundo de Quintal’ eles chegaram a tocar por seis anos juntos.

Ao receber o convite para escrever o samba-enredo Rubens ficou surpreso, mas relata que o amigo, conhecido como Sombrinha, disse que ele era a pessoa certa para estar no projeto. “Fiquei lisonjeado e pensei que era uma oportunidade unica”.

A composição do samba é feita por pessoas que conhecem e passaram pela história do Arlindo, assim é possível retratar com fidelidade o significado da homenagem. “É o espírito e a alma do Arlindo, acredito que seja como ele gostaria de ser retratado na avenida”

Outras vitórias

Essa não é a primeira vez que Rubens ganha por participar da criação de um samba-enredo, somente na Nenê da Vila Matilde o compositor tem 20 vitórias.

Em 2017, Rubens ganhou o samba-enredo da Grande Rio que homenageia a cantora Ivete Sangalo. Na ocasião, a composição havia ficado em segundo lugar, mas de acordo com Rubens, a cantora gostou da letra e pediu que fosse o samba escolhido para tocar na avenida.

“A Ivete adorou o samba e passou a cantar no circuito Barra-Ondina. Acredito que eu seja um dos poucos compositores que tenha o samba cantado na Sapucaí e circuito Barra-Ondina. “

O carnaval 2023

A ansiedade pelo carnaval 2023 já está grande e o compositor não nega que está contando os dias para a chegada da festa. Os familiares estarão no Rio de Janeiro e todos vão desfilar pela escola. “Estarei lá, vamos dar um jeito”.

Rubens conta que dessa vez ele vai ver da avenida, já que no desfile da Grande Rio ele teve um problema de coração e viu o desfile pela TV do hospital Souza Aguiar. “Esse ano vai ter um gosto especial, estarei lá e com o coração preparado”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.